Prefeitura realiza abertura oficial da Semana da Pátria na cidade de Marília
O prefeito Daniel Alonso (sem partido) fez a abertura oficial da Semana da Pátria em Marília nesta segunda-feira (4), no Paço Municipal ‘Capitão Adorcino de Oliveira Lyrio’, em solenidade que reuniu diversas autoridades municipais e militares.
A Semana da Pátria foi instituída em 1934 e destina-se a motivar a prática do civismo e do patriotismo. Neste ano, a solenidade cívica teve por objetivo celebrar os 201 anos da Independência do Brasil.
A celebração do ato cívico para rememorar o fato histórico estendeu a homenagem também a toda sociedade civil organizada, setor produtivo privado, militares da reserva, pensionistas e aposentados, autoridades eclesiásticas, bem como todo o terceiro setor, ONGs, entidades de classe, clubes de serviço e coletivos sociais.
A cerimônia no Paço Municipal teve a execução do Hino Nacional e contou com um discurso do prefeito Daniel Alonso em homenagem à independência e democracia, defendendo inclusive uma maior independência financeira do município.
“Celebrar a Semana da Pátria é fortalecer o patriotismo, relembrar a história de nosso Brasil como um país independente. Marília é um exemplo disso, um símbolo de amor e liberdade. Mas como município, temos de defender nossa maior independência, quando ainda sofremos uma evasão de recursos exagerada, em que 51% de toda arrecadação vai para a União, 24% vai para o Estado e a cidade fica apenas com 18%”, declarou.
Para concluir, Daniel Alonso defende que a cidadania deve ser expressa com o direito à democracia e pelo comprometimento do crescimento comum. “Viva a Proclamação da República, viva nossa independência”, celebrou.
PRESENÇAS
A cerimônia contou com a presença da população, dos servidores e representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, e das três esferas governamentais, municipal, estadual e federal.
Destaque para a presença do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, secretários municipais, e coordenadores, bem como do batalhão de atiradores do Tiro de Guerra 02-059, coordenados pelo chefe de instrução Silas José da Silva.
Entre as autoridades presentes, o comandante do 9º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Tenente Coronel Alexandre Ledo; o comandante do 10º Grupamento de Bombeiros, Tenente Coronel Góes Júnior; e comandante da 4ª Companhia Policia Militar Ambiental, Capitão Rafael Gonçalves de Oliveira.
Também prestigiaram a abertura o subcomandante do 10º Grupamento de Bombeiros, Major Jean, Comandante do Posto de Bombeiros de Marília, Primeiro Tenente Calogero, Comandante da Sede do 1º Pelotão de Marília da Policia Militar Ambiental, Primeiro Tenente Cleber Ventrone; e Chefe do policiamento da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Buim.