Prefeitura reajusta contrato do transbordo
A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (16) um aditivo com reajuste de 4,31% no contrato com a empresa Revita Engenharia S/A, para o transbordo do lixo produzido no município até aterros sanitários localizados fora da cidade.
O contrato em vigência foi assinado em julho de 2019, e um ano depois foi prorrogado por mais 12 meses. O valor inicial pactuado foi de R$ 7,8 milhões por ano. O reajuste que acaba de ser publicado representa um incremento de quase R$ 340 mil/ano.
Até o momento, segundo dados do Portal da Transparência da Prefeitura, o município já pagou R$ 12,2 milhões para a Revita em relação ao contrato atual.
A estimativa é que a cidade produza 72 mil toneladas de lixo a cada 12 meses. A princípio, a cada tonelada era empregado R$ 6,18 para operação de transbordo; R$ 27,77 para transbordo e transporte de resíduos sólidos urbanos; R$ 73,81 para destinação final dos rejeitos em local devidamente licenciado pelos órgãos ambientais e R$ 1,18 para instalação e manutenção de balança compatível com o veículo a ser utilizado para o transbordo.
A instalação da balança que aufere a quantidade de lixo que de fato está sendo transportada pela empresa só foi entregue esta semana – na última segunda-feira (12).
O Marília Notícia questionou a Prefeitura sobre o aditivo e a reposta foi de que o reajuste está previsto em contrato. Mesmo assim, o índice aplicado ficou abaixo do indexador inflacionário que deveria ter sido utilizado. A administração municipal afirma que o índice adotado neste caso também foi aplicado em relação a outros serviços terceirizados.