Prefeitura publica decreto e alerta para índice de ocupação de UTIs
A Prefeitura de Marília publicou um novo decreto nessa quinta-feira (24), estabelecendo novas regras para serem seguidas nos próximos feriados prolongados em relação a pandemia do coronavírus.
As regras que tomam por base o alto e preocupante índice de ocupação de leitos de UTIs, fazem parte do Plano São Paulo, instituído pelo Governo Estadual.
O decreto municipal 13.224/2020 coloca Marília na Fase 1 (Vermelha) do Plano São Paulo nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. As regras só permitem a abertura de estabelecimentos essenciais, como supermercados, farmácias, padarias, etc.
Um dos motivos para a publicação do decreto é a ocupação dos leitos de UTIs, que chegou a 82,86% ontem (23), quando a tabela foi atualizada pela Secretaria Municipal da Saúde.
Fiscalização
Nesses dias em que as medidas restritivas estarão em vigor, a fiscalização será intensificada e segundo a Prefeitura, “não haverá tolerância para os estabelecimentos que não cumprirem essas determinações”.
“Até a última terça-feira (22) mais de 2.300 fiscalizações e mais de 200 autuações foram feitas, inclusive com o fechamento de alguns estabelecimentos. E agora vamos intensificar essa fiscalização, através da Vigilância Sanitária, Divisão de Fiscalização de Posturas e Polícia Militar para que consigamos conter esse vírus. Percebemos que a população realmente baixou a guarda e não haverá tolerância para quem não cumprir essa determinação, que será válida para todo o Estado de São Paulo. Em Marília vamos trabalhar com tolerância zero para os abusos e estabelecimentos serão fechados se não cumprirem as medidas protetivas”, disse o secretário da Saúde Cássio Luiz Pinto Júnior.
Unidades de referência
Outra decisão do comitê, durante a reunião da última terça-feira, foi que quatro unidades de saúde irão funcionar nos dias 24 e 31 de dezembro, declarados como ponto facultativo pelo município. São elas: UBS Cascata (zona Leste), UBS JK (zona Norte), UBS Nova Marília (zona Sul) e USF Argollo Ferrão (zona Oeste).
Essas quatro unidades funcionarão nos dias 24 e 31, das 7h às 17h, exclusivamente para atender pacientes com sintomas da Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta, dificuldades para respirar e perda de olfato e paladar.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte e o PA (Pronto Atendimento) da zona Sul funcionam 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados, e também são referências para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.
A próxima reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Marília deverá acontecer no dia 7 de janeiro de 2021, quando o Governo do Estado de São Paulo anunciará a 17ª atualização do Plano São Paulo.