Prefeitura promove ‘Mês Rosa – Saúde da Mulher’ com palestra
A Prefeitura de Marília, por meio da secretaria municipal da Saúde, promove nesta segunda-feira, dia 30, a palestra “Mês Rosa – Saúde da Mulher”. Encontro acontece às 09h30, na sede da Secretaria, à avenida Castro Alves, 61, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia para participação.
Com o evento, a Saúde abre a Campanha “Outubro Rosa” em 2019, com previsão de atividades nos postos de saúde da rede básica, unidades de atendimento especializado e parceiras, envolvendo a comunidade.
O movimento global busca conscientizar e mobilizar a população para a importância do diagnóstico precoce, dos tratamentos adequados e o apoio social e emocional às pessoas acometidas pelo câncer de mama (99% mulheres).
Na abertura da campanha, haverá palestra com o mastologista Carlos Alberto Giandon, um dos principais nomes da especialidade em Marília, com experiência também em trabalhos sociais que visam o resgate da autoestima e fortalecimento psicossocial das pacientes.
Giandon é pós-graduado na especialidade, responsável pelo Ambulatório de Saúde Mamária da Secretaria Municipal da Saúde (instalado na UBS Alto Cafezal) e coordenador do Programa de Saúde da Mulher implementado no município, que articula diferentes serviços.
A palestra abordará diagnóstico precoce, novidades científicas em relação ao câncer de mama, atuação em rede para assistência aos pacientes, entre outros assuntos de interesse de professionais de saúde, voluntários e demais agentes de mobilização social.
CÂNCER DE MAMA
Conforme definição do Inca – Instituto Nacional do Câncer –a doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Em 2018, foram estimados em 59.700 casos novos de câncer de mama no país. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Marília, as principais unidades de referência da rede pública, em diferentes etapas e indicações médicas, são: Ambulatório de Saúde Mamária (UBS Alto Cafezal), Santa Casa de Marília e Hospital das Clínicas.