Prefeitura presta homenagem às mães voluntárias do Banco de Leite Materno
Hoje Jairo tem um ano de vida e pode ser segurado no colo pela mãe Ana Júlia, pelo pai Jairo Costa e pela avó materna, Amábile Ana Evangelista Fonseca. Técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde, Amábile é uma das servidoras que auxiliam no trabalho e em toda a logística de captação, análise e entrega do principal alimento na fase inicial de todo ser humano: o leite materno.
Jairo Júnior nasceu prematuro e o relato emocionado de Amábile abriu a cerimônia que marcou a justa homenagem em reconhecimento às quase 60 mães que, semanalmente, doam leite para o Banco de Leite Materno de Marília.
“Graças às doações, meu netinho sobreviveu e hoje está bem”, relatou Amábile. Lideradas pela enfermeira Sandra Domingues, a equipe do Banco de Leite Materno, com o apoio da Prefeitura de Marília, realiza a maratona de levar até os prematuros e bebês internados nas três UTIs neonatais da cidade as doações que chegam até a entidade.
Fundado há quase 40 anos, o Banco de Leite Materno de Marília é um dos primeiros do Brasil e sua atuação é referência para o Brasil inteiro.
Em 19 de maio – sexta-feira da semana passada – foi celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Através de uma iniciativa do prefeito Daniel Alonso (sem partido), do secretário de Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, e da coordenadora Sandra Domingues, as voluntárias doadoras receberam no dia 26 o certificado de solidariedade, em reconhecimento pela ajuda. Também ganharam uma lembrança patrocinada e doada pelo grupo de empresários do Empretec, liderados pela empresária Sandra Yamashita.
Realizado no gabinete do chefe do Poder Executivo, o ato permitiu o compartilhamento da história de superação vivida pelo pequeno Jairo – superação essa só possível graças ao leite materno doado por voluntárias.
O Banco de Leite Materno fica na rua XV de Novembro, 50, e o prefeito destacou que as entregas dos diplomas – presenciadas pelos vereadores Marcos Santana Rezende (PSD) e Elio Ajeka (PP) – simbolizou a valorização da vida. “Este é o meu 7º ano na função de prefeito de Marília e, pela primeira vez, estamos recebendo as mães e seus bebês, trazendo luz para todos nós. É a vida pura, sublime, da mesma forma que o nosso Criador a concebeu”, salientou o chefe do Executivo.
O ato contou também com a presença da secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi. O Banco de Leite Materno – que em 2024 chega ao seu 40º ano e semanalmente abastece as três UTIs neonatais com 20 litros de leite materno – funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone (14) 3413-8696.