Prefeitura prepara Bosque de Ipês para o mês da árvore
Nesta quarta-feira (8), foram iniciados os trabalhos para formação de um imenso Bosque de Ipês Amarelos – árvore símbolo do município – em comemoração ao mês da árvore, que tem como data oficial o próximo dia 21.
Marília vai estender as comemorações ao longo de todo mês, através de ações que pretendem melhorar a arborização urbana e promover a educação ambiental sobre o tema.
A criação do bosque contará com a participação de empresas privadas, moradores próximos e ambientalistas da Associação Marília Sustentável, que coordenam diversos projetos ambientais na cidade, como Coleta Seletiva EcoEstação, Agrofloresta Produzindo Sustentabilidade, Meliponicultura Doce Futuro e Projeto Plantas e Peixes.
O Bosque de Ipês Amarelos ocupará uma área de 2.500 m², localizada no Jardim São Francisco, zona Norte do município, ao lado do Marília Shopping, e receberá o plantio de 100 mudas, com execução prevista para o dia 25 de setembro, às 9h.
O secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, afirma que a arborização urbana é de extrema importância e destaca que o sucesso tem sido grande por causa da gestão participativa, com apoio popular.
“Dia 21 próximo celebraremos o Dia da Árvore, uma data muito importante para o meio ambiente. Porém, mais que um dia, nos empenhamos para que todos os dias sejam dedicados a este importante recurso ambiental que temos à disposição, o qual produz sombra, melhora o clima, abriga ninhos, sequestra o carbono gerado pelos automóveis, nos fornece oxigênio, e ainda produz os rios flutuantes, ou voadores, que colaboram para as chuvas periódicas em todas as regiões”, diz Dolce.
Dentre várias atividades previstas ao longo do mês, o Bosque de Ipês Amarelos dará início a uma série de ações que colaborarão com a arborização urbana.
“Estamos focados em ações práticas que promoverão a educação ambiental sobre o tema. Temos vários projetos em andamento, com intensa participação popular, que estão apresentando resultados incríveis. Convidamos àqueles que desejarem participar destas mudanças a entrarem em contato com nossa secretaria, para que possamos, juntos, melhorar nosso meio ambiente”, diz o secretário.
Cassiano Rodrigues Leite, chefe do Meio Ambiente e coordenador da implantação do Bosque de Ipês Amarelos, convida à população a participar do evento.
“Nesta ação, melhoraremos a arborização urbana em nossa cidade e criaremos um ponto turístico que, em poucos anos, será local de visitação durante a florada destas árvores. A ação está prevista para o dia 25 de setembro, às 9h, e será iniciada com o plantio de 100 mudas, com apoio de empresas, moradores do bairro e ativistas ambientais. A região escolhida, na avenida Santo Antônio, próximo ao Marília Shopping, destaca-se pela consciência ambiental demonstrada pelos moradores, com poucas queimadas, e grande participação popular na coleta seletiva realizada através do Projeto EcoEstação. Este bosque será cuidado pelos próprios moradores, que já manifestaram interesse em zelar pelo projeto”, conclui.