Prefeitura melhora passeio e coloca bancos na calçada do bosque municipal

Prefeitura de Marília melhorou o passeio público em torno do Bosque Municipal. Entre as intervenções de melhorias, destaque também para a poda em 56 árvores da espécie monguba, que ficam na calçada da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, essas árvores passaram por uma conformidade da poda.
“Buscamos trazer mais segurança, pois a calçada era escura à noite. Além disso, os ônibus e caminhões tinham dificuldade em trafegar pela avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na faixa à direita no sentido bairro-centro, agora os veículos pesados podem trafegar e estacionar adequadamente”. Ainda de acordo com Rodrigo Más, também foi feita a poda de manutenção/segurança dentro do bosque. “Nenhuma árvore foi suprimida (cortada), foram podados os galhos apenas”.
Em toda a extensão da avenida Brigadeiro, todas as árvores que ficam dentro do bosque foram podadas, bem com foi feita a manutenção no aceiro. “Aceiro é uma faixa de terra sem vegetação, uma margem de segurança em toda a extensão do bosque para evitar incêndio caso alguém jogue bituca de cigarro acesa, por exemplo. O aceiro fica logo depois do alambrado, que é essa faixa sem vegetação para evitar o fogo”, explicou o secretário adjunto.
De acordo com Rodrigo Más, a poda de segurança não interfere na intensidade solar, ou seja, não impacta na sombra feita pelas árvores.
Toda a extensão da calçada do bosque municipal foi pintada com tinta de pista para caminhada, com demarcação a cada 100 metros, para que as pessoas que praticam caminhada tenham referência do percurso.
Junto com a revitalização, os palanques de concreto do alambrado foram pintados e foram instalados alguns bancos, que são uma novidade, pois não havia banco nesse corredor verde ao longo da calçada do bosque. “Destaco a importância da parceria com a Emdurb, por meio do presidente Paulo Alves, que prontamente atendeu nossa solicitação e enviou equipes para fazer a pintura das marcações”, disse Rodrigo Más.