Prefeitura limpa e orienta moradores a não descartarem lixo em terrenos vazios
As secretarias municipais de Limpeza Pública e Serviços, Meio Ambiente e Obras Públicas continuam intensamente com os serviços para manter a cidade limpa, linda e próspera para o bem-estar e melhor qualidade de vida dos marilienses.
A limpeza de terrenos vazios para evitar proliferação de doenças, em especial a dengue, tem sido diária e mesmo após os serviços, muitos deles solicitados pelos moradores, a Prefeitura de Marília tem colocado faixas orientando para que todos ajudem a manter a cidade limpa. As faixas informam que é “Proibido Jogar Lixo. Seja um cidadão consciente e mantenha a cidade limpa”. Mas mesmo assim, os flagrantes de desrespeito são frequentes.
Enquanto as equipes técnicas da Prefeitura trabalham de forma integrada na limpeza de terrenos, praças, poda de mato, tapa-buracos, asfalto novo em ruas e avenidas e segurança no trânsito, muitos cidadãos continuam descartando lixo de forma irregular, sem pensar no próximo.
O flagrante desta manhã de segunda-feira (10) aconteceu na zona sul da cidade. Mesmo com quatro faixas próximas e instaladas estrategicamente para atrair a atenção dos moradores no grande terreno localizado no cruzamento na avenida Tomé de Souza, com a rua Domingos Jorge Velho, Teotônio Vilela, um cidadão desinformado jogava lixo no terreno descaradamente.
“Não só este, mas vários outros esperam a limpeza realizada pela Prefeitura e voltam a descartar entulhos, restos de lixo e até animais mortos no terreno”, disse um morador que junto com outros denunciam o descaso dos vizinhos para a equipe da Prefeitura.
“Tudo que não presta, ao invés de descartarem nos Ecopontos ou solicitarem caçambas, preferem jogar nos terrenos. Uma vergonha e, quando falamos, eles xingam e até agridem. São descarados mesmos”, relatou um mecânico que trabalha em frente a um dos terrenos que as equipes Prefeitura acabaram de limpar.
ECOPONTOS
Abertos das 8h às 17h, a Prefeitura mantém três Ecopontos em funcionamento. Localizados nas zonas sul, norte e oeste, os três Ecopontos criados pelo prefeito Daniel Alonso (PL) recebem diariamente descartes de restos de construção civil, podas de árvores e jardinagens, madeiras, materiais recicláveis.
De acordo com o chefe do Executivo, o objetivo é manter a cidade limpa e atender as reivindicações dos moradores que residem próximos dos terrenos vazios.
“As faixas informativas ajudam a conscientizar a população e contribuem para identificar onde os moradores têm desrespeitado. Temos atendido às expectativas e mantemos as ações do programa ‘Marília em Ação’ para oferecer bem-estar à população e evitar a proliferação de doenças na cidade. Por isso, criamos os Ecopontos para funcionar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos e para que a população possa descartar os lixos de forma correta”, salientou o prefeito.
ENTULHOS E INSERVÍVEIS
O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, lembrou que depositar lixos, entulhos e inservíveis em locais inapropriados ou terrenos é crime ambiental – passível de multas.
“Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos para a população nos auxiliar e denunciar, o valor da multa atualmente é de R$ 820. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura de Marília, através dos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal 6094)”, salientou o secretário.
Saiba mais acessando o site: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.