Prefeitura lança programa para melhorar merenda
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa Minha Escola Tem Comida Saudável, com o objetivo de estabelecer um diálogo direto da equipe responsável pela merenda escolar com a população.
O secretário municipal de Educação, Helter Rogério Bochi, disse que por meio deste diálogo direto evita-se que as decisões sejam atravessadas, esclarecendo qualquer dúvida com a maior agilidade possível.
“Estamos atendendo um pedido do prefeito Daniel Alonso para melhorar o diálogo entre o pessoal envolvido na merenda com a população, além da própria qualidade. E a gente só pode fazer isso ouvindo quem de fato trabalha diretamente com a merenda, que são os atendentes de escola, os professores e diretores, além da população de uma forma geral”, afirmou o secretário.
O programa Minha Escola Tem Comida Saudável prevê o aumento de 30% para 50% da parte da Agricultura Familiar, além da introdução de novos alimentos, como o mel, por exemplo, no ensino fundamental.
“A gente está disponibilizando dois telefones para que a população tire qualquer dúvida sobre a merenda escolar, que são os números 3454-9967 e 3413-1220. Por meio desses contatos diretos, qualquer pessoa pode esclarecer dúvida ou fazer sugestões”, disse Helter Bochi.
O secretário informou ainda que a situação da merenda escolar está regularizada em Marília.
“O ano letivo na rede municipal de ensino começou há dez dias e a merenda escolar foi regularizada com a implantação da entrega ponto a ponto da carne, ou seja, a carne é entregue na própria unidade escolar. Estamos mapeando as escolas, sanando as dificuldades e enfrentando os desafios para que consigamos atingir a meta, que é uma merenda de qualidade para o aluno da rede municipal e também da estadual que é atendida pela Divisão de Alimentação Escolar.”
CAPACITAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta-feira (15) mais um curso de capitação para os atendentes de escolas das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).
Aproximadamente 100 pessoas participaram do curso, que também acontecerá nesta sexta-feira (16), a partir das 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para mais 100 atendentes de escolas.
O curso está sendo ministrado pelas nutricionistas de rede municipal de ensino Cláudia Silvana de Campos, Caroline Puzzo Bortoleto, Mariana Damini Lima Rasmussen e Rita de Cássia Livero, além da engenheira agrônoma Fátima Caetano.
“O objetivo do curso é orientar os atendentes de escola sobre as boas práticas de alimentação, além de estar ouvindo as dificuldades que eles encontram no dia a dia. A partir disso poderemos fazer o nosso plano de ação no setor da merenda escolar, visando à garantia de uma merenda de qualidade para o nosso aluno, que é o objetivo maior”, finalizou o secretário.