Prefeitura investe em transformação digital e lança o projeto ‘Marília Sem Papel’
A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Tecnologia da Informação e da Administração, dá um importante passo na gestão da cidade ao implantar o projeto “Marília Sem Papel”, que trará mais eficiência, transparência e economia, ao reduzir, por exemplo, do uso de tinta de impressora, papel e combustível para o transporte dos documentos. Com a adoção da nova ferramenta, a Prefeitura estima gerar uma economia de R$ 2,3 milhões por ano aos cofres públicos.
A administração municipal passou a utilizar, desde o início de fevereiro, o software desenvolvido pela empresa 1Doc Tecnologia, que desde 2014 oferece soluções para o setor público. Hoje, o portfólio reúne mais de 550 prefeituras em todas as regiões do Brasil. A implementação é feita de forma gratuita, e a cobrança é por cada funcionário que terá acesso ao sistema por mês.
Com a rotina dentro da Prefeitura ganhando agilidade por meio da digitalização dos serviços – envio e recebimento das solicitações e fluxos internos –, todos se beneficiam. Como explica o diretor da 1 Doc Tecnologia, Anderson Valli, “o novo sistema irá tornar os processos mais fáceis de tramitar: o cidadão pode fazer solicitações através do celular ou de um computador; caso seja necessário anexar documentos, pode escanear para poder anexá-los no pedido. Através do site ou do aplicativo, é possível acompanhar o andamento do processo e, se necessário, reclamar pela demora em avançar, já que há informação suficiente para respaldar o pedido. Contudo, os processos também se aceleram com o uso da ferramenta”, diz.
Durante o lançamento do projeto, no início do mês, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, afirmou que este será um marco para a administração. “Viramos a chave da cidade nessa transformação digital, já que Marília é um dos primeiros municípios paulistas a fazer essa implantação. Até então, toda a tramitação de protocolos era muito morosa e, a partir de agora, será muito mais dinâmica, trazendo também economia ao município e mais segurança. Agradecemos a todos que apoiaram e deram respaldo para que pudéssemos, junto com a equipe da 1 Doc Tecnologia, implantar o ‘Marília Sem Papel’.”
De acordo com o vice-prefeito, Cícero do Ceasa (PL), a digitalização será um legado da gestão do atual prefeito, Daniel Alonso (sem partido). “A modernização é muito importante para o setor público e irá aumentar a governança por meio da transparência. Marília avança em todas as frentes e segue se destacando no interior paulista. Acreditamos que este é o caminho para o desenvolvimento pleno de nossa cidade”, declarou.
Anderson Valli, informou que a empresa dará suporte individual para esclarecer qualquer dúvida, com uma equipe sempre online para colaborar com quem está utilizando o sistema, sanando qualquer dúvida e ajudando o servidor, bem como a população. “Trata-se de uma plataforma de alta segurança e eficiência,” destacou Valli.
COMO IRÁ FUNCIONAR?
O envio e recebimento oficial de documentos no setor público será realizado utilizando uma plataforma digital. A demanda chega pelo site da Prefeitura ou é lançada internamente, via memorando, e o setor recebe o documento imediatamente. A cada resposta ou encaminhamento, será criado um novo despacho, sendo possível anexar arquivos e acompanhar quem já leu, deixando o processo interno totalmente transparente. Os dados são protegidos e não podem ser alterados.
Não haverá mais a necessidade do munícipe se deslocar até o Ganha Tempo para protocolar documentos, ele poderá fazer a solicitação on-line. No caso das pessoas sem acesso à internet ou com alguma dificuldade, estas poderão procurar o Ganha Tempo para fazer o processo no local, porém, o mesmo será eletrônico para a tramitação. Os documentos terão assinaturas eletrônicas.
Já os protocolos físicos continuarão existindo até que tudo se torne eletrônico. A previsão é de que em até dois anos não haja mais documentos em papel na administração municipal.