Plantio de árvores em praças públicas é intensificado
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, está intensificando o plantio de árvores nas praças do bairro ‘Vereador Eduardo Andrade Reis’ (Homex), na zona Oeste do município.
Segundo Adeir Ribeiro Alves, chefe da Divisão de Arborização Urbana, o bairro, por ser projetado com lotes apresentando testadas de cinco metros, possui pouco espaço para melhorar a vegetação nas calçadas, o que prejudica a qualidade do ar, que apresenta baixa umidade relativa em dias quentes, devido à falta de sombreamento, aumentando a sensação térmica do local.
“Encontramos neste bairro um projeto de loteamento que não favorece o plantio nas calçadas por estas serem estreitas e possuírem características urbanísticas que não contribuem para uma arborização adequada, como fiações, redes de água e esgoto, e portões das garagens, que ocupam toda a frente dos imóveis, limitando as condições de melhorias na arborização local. Diante deste quadro, optamos por arborizar as praças do bairro, criando ilhas verdes que colaborarão para a melhoria da qualidade ambiental na região”, disse Adeir.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destacou a importância do aumento da arborização urbana neste bairro e afirma que este é um trabalho que vem sendo realizado em diversas regiões do município, inclusive com grande apoio da população.
“Temos como foco para este ano, além da preservação das nascentes e a coleta seletiva, a melhoria na arborização urbana, onde deixaremos nosso meio ambiente mais sadio e equilibrado. Observamos que muitas famílias estão colaborando com estas melhorias, através do Programa ‘Adote Uma Praça’, desenvolvendo uma gestão participativa, em benefício à coletividade”, disse Vanderlei.
“Marília vem se destacando em sustentabilidade e isso nos tem motivados a realizar novas ações ambientais de forma constante, envolvendo a população, e assim, além de melhorarmos nosso meio ambiente, promovemos ações de educação ambiental, e, como consequência, temos observado a redução nos descartes irregulares e queimadas urbanas”, comentou o chefe da pasta.
“Agradecemos àqueles que entenderam o objetivo destes projetos e estão participando ativamente. Convidamos os demais moradores para, juntos, melhorarmos a arborização urbana em nossa cidade e ajudarem na fiscalização de crimes ambientais, como queimadas e descartes irregulares de lixo em áreas públicas. Através de uma gestão participativa, estamos melhorando a qualidade de vida em nossa cidade”, afirmou o secretário.
Mais informações sobre arborização urbana poderão ser obtidas através do telefone (14) 3401-2000.