MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sáb. 29 mar. 2025
AEDES AEGYPTI

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue em todas as regiões de Marília

Estão na programação nebulizações noturna e costal, outras duas frentes de trabalho neste sábado e a instalação de mais 3.000 EDLs.
por Marília Notícia
Ações são ampliadas no município (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde segue intensificando as ações de combate à dengue em todas as regiões de Marília, ampliando o trabalho no horário noturno e também aos sábados.

Entre as ações, destacam-se as nebulizações noturna (fumacê) e costal, a implantação de mais duas frentes de trabalho e a instalação de mais 3.000 EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida).

As ações são realizadas e supervisionadas pelo Núcleo de Zoonoses e Controle Vetorial, através dos agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e supervisores de saúde.

Foco é o combate ao Aedes (Foto: Divulgação)

Com relação à nebulização noturna, serão realizadas três áreas da UBS Alto Cafezal, sendo que a primeira área já recebeu o ‘fumacê’ por duas semanas; a segunda área está na primeira semana; e a terceira área terá início na semana que vem – são quatro semanas consecutivas em cada área. A área da UBS Santa Antonieta já está na terceira semana e será concluída na próxima semana.

Esta semana na nebulização noturna foi finalizado o 4° ciclo de aplicação de áreas das unidades de saúde do Costa e Silva; Altaneira/Cascata e Aniz Badra/JK, sendo que a programação para a próxima semana prevê o trabalho em mais duas áreas da USF São Miguel.

Ações serão realizadas em todas as regiões da cidade (Foto: Divulgação)

A nebulização costal tem sido realizada em imóveis de grande circulação de pessoas durante o dia, como escolas, prédios públicos e unidades de saúde. As ações já foram executadas nas zonas norte e sul, no período noturno, e na próxima semana estão programadas para os imóveis da região do Alto Cafezal.

O trabalho do BR Aedes, borrifação de inseticida residual, já foi feito no Ganha Tempo, Procon, Emei Bem Te Vi e no polo central de atendimento à dengue, e estão na programação futura os prédios do Departamento Regional de Saúde (DRS IX), do Poupatempo e os dois locais educacionais da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) – ao lado da Marilan e na avenida Monte Carmelo.

Nebulização costal é uma das ações realizadas (Foto: Divulgação)

TRABALHO

A Secretaria Municipal da Saúde informa que neste sábado (29) atuará com duas frentes de trabalho no combate à dengue, sendo uma formada por agentes comunitários de saúde na intensificação do controle de criadouros; e outra dos agentes de controle de endemias, que farão o bloqueio nas áreas que serão nebulizadas.

O trabalho do ‘fumacê’ está com programação de ampliação da capacidade na próxima semana.

Frentes de trabalho atuam de forma conjunta (Foto: Divulgação)

Também está na programação a instalação de mais 3.000 EDLs na zona norte – a zona sul já recebeu o mesmo quantitativo recentemente.

“O núcleo de Zoonoses tem feito um grande trabalho, intensificando o combate à dengue por toda a cidade. Agradeço a todos os profissionais que estão envolvidos e peço que a população faça a sua parte, permitindo o acesso dos agentes nas casas e também que cuidem de suas residências, fazendo uma vistoria semanal nos quintais para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, disse a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 2
    Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
  • 3
    Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região
  • 4
    Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato

Escolhas do editor

DECISÃO JUDICIAL
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizadosJustiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
LIRAA
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamentoAlto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
ZONA RURAL
Município articula convênio para recuperar ponte rural em AvencasMunicípio articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
Município articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
GOVERNO DO ESTADO
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsitoPrefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito

Últimas notícias

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie