Prefeitura inicia vacinação contra a gripe para outros grupos prioritários
A Prefeitura de Marília divulgou nesta quarta-feira (9) que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, vírus da gripe, vai abranger mais grupos prioritários e que vão poder ser vacinadas também as pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, forças armadas, de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e funcionários do sistema prisional.
A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades assintomáticas e mistas, as quais são:
. UBS Santa Antonieta;
. UBS Alto Cafezal;
. UBS Bandeirantes;
. UBS Chico Mendes;
. UBS Costa e Silva;
. UBS Planalto;
. UBS São Judas;
. USF 1º de Maio;
. USF Altaneira;
. USF Amadeu Amaral;
. USF América IV;
. USF Aniz Badra;
. USF Avencas;
. USF Dirceu;
. USF Santa Helena;
. USF CDHU;
. USF Figueirinha;
. USF Flamingo;
. USF Jânio Quadros;
. USF Julieta;
. USF Lácio;
. USF Marajó;
. USF Padre Nóbrega I;
. USF Padre Nóbrega II;
. USF Parque dos Ipês;
. USF Parque das Nações;
. USF Rosália;
. USF Santa Augusta;
. USF Santa Paula;
. USF Santa Antonieta III;
. USF Vila Barros;
. USF Vila Hípica;
. USF Vila Nova;
. USF Vila Real;
. USF Vida Nova Maracá.
Com a vacinação de pessoas contra a Covid-19 avançando na cidade, é importante ficar atento ao intervalo entre essa aplicação deste e de outros imunizantes. Médicos recomendam um prazo entre essas duas vacinas para não prejudicar os efeitos delas.
“O intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante. Esse intervalo de 14 dias deve ser observado, independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a Covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa. Lembrando que o imunizante contra o coronavírus deve ser priorizado”, diz o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
Outro ponto importante é que as pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também precisam adiar a vacinação para o vírus Influenza.
A vacina contra a gripe também auxilia no combate à pandemia, já que previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.