Semáforo vai substituir uma das rotatórias na avenida da Saudade
A Prefeitura de Marília iniciou nesta terça-feira (28) a reestruturação completa do dispositivo viário da Avenida da Saudade, nas proximidades do cemitério que leva o mesmo nome, na zona Oeste.
O trecho fica no cruzamento da avenida com as ruas Nossa Senhora Aparecida e Marina Piza Sampaio Góes, no bairro Mirante. A rotatória existe no local vai dar lugar a um semáforo de três tempos.
Atualmente os motoristas encontram tráfego intenso em horários de pico e muita dificuldade para ir ou voltar do Centro.
A intervenção conta com o apoio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) e Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília).
O objetivo é melhorar a fluidez no trânsito e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres.
A obra envolve também as secretarias municipais de Obras Públicas, Meio Ambiente e Limpeza Pública, Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Cerca de 20 servidores estão trabalhando no local, além de máquinas e outros equipamentos.
De acordo com o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, a expectativa é que as obras sejam concluídas até sexta-feira (31).
“Trata-se de uma obra essencial para melhorar o trânsito que é intenso naquele local, trazendo mais segurança a motoristas e pedestres, que é o nosso principal objetivo.”
O prefeito Daniel Alonso afirmou que a gestão não tem medido esforços para melhorar o trânsito e trazer mais segurança a todos.
“Temos feito várias melhorias no perímetro urbano de Marília, com a implantação de novos grupos semafóricos e reestruturação do trânsito, como fizemos recentemente no final da avenida Castro Alves e início da Sanches Cibantos, saída para Oriente, Pompeia e Tupã. Com essas ações, conseguimos reduzir em 70% o número de mortes no trânsito de nossa cidade. Vamos continuar avançando, pois o grande objetivo é preservar vidas”, afirma o prefeito.
Como vai ficar?
A rotatória atual deixará de existir e será construído um cruzamento com semáforos de três fases, sendo a primeira para avenida da Saudade em ambos os sentidos; a segunda fase será para conversão e acesso à rua Nossa Senhora Aparecida; e a terceira para rua Nossa Senhora Aparecida tendo acesso à avenida da Saudade em qualquer sentido.
Haverá também uma mudança para o motorista que vem pela rua 7 de Setembro, que continuará com acesso à avenida da Saudade para o sentido centro, porém não terá mais acesso à Saudade no sentido zona oeste e universidades, com o acesso passando a ser feito obrigatoriamente pela rua Caiçara, que passará a ter sentido único da rua 7 de Setembro para a avenida Rio Branco).