Prefeitura inicia curso para entrevistadores do cadastro único
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), deu início à capacitação de seus funcionários para o Curso de Entrevistadores do Cadastro Único do Governo Federal, realizado no Alves Hotel, das 8h às 17h, e que vai prosseguir até sexta-feira (25).
Serão capacitados 13 funcionários do município de Marília. A capacitação contará com atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais.
Para o instrutor do Curso Paulo Henrique Xavier, o objetivo é “habilitar novos entrevistadores para o Cadastro Único e assim formar estes alunos para atender de forma qualificada os usuários do Programa do Cadastro”.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, enfatiza que o Cadastro Único é mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda.
“O Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar as condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos no formulário de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único”, disse a secretária.
O cadastro Único
O CadÚnico para Programas do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de três salários mínimos. É por meio dele que as famílias podem ter acesso aos programas do Governo Federal.
Se você está cadastrado no Cadastro Único pode ter acesso aos programas: Bolsa Família, Carteira do Idoso, Minha Casa Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Programas complementares, Tarifa social de energia elétrica, Tarifa social do SEMAE, e contribuição ao INSS para donas de casa que dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência.
Para ter acesso basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de referência ou o próprio Cadastro único. É bom lembrar que o cadastramento não significa a inclusão automática nos programas sociais.
Como funciona
A família é inscrita no programa e o seu acompanhamento é feito pelo CRAS de referência. A aprovação da família no Programa é realizada, exclusivamente, pelo governo federal. Após a aprovação, o cartão do programa é encaminhado ao endereço do beneficiário.
Quanto tempo a família permanece no Programa
O tempo de permanência é definido de acordo com a renda familiar e o cumprimento dos critérios de saúde e educação estabelecidas pelo Programa.
Manter o Cadastro atualizado é importante porque o governo utiliza essas informações para conhecer melhor as necessidades das famílias.
Os documentos necessários para o Cadastro Único são: RG; CPF; título de eleitor; Certidão de nascimento e casamento; carteira de trabalho, comprovante de residência de todos que moram na casa. E também deverá saber de todos os moradores o nível escolar, se estuda, o nome da escola e série.