Prefeitura implanta projeto de jardinagem no Centro Dia Irmã Dilma
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), está com projeto de jardinagem no Centro Dia Irmã Dilma, que fica na avenida Dr. Durval de Menezes, 325, no bairro Nova Marília, zona sul da cidade.
A jardinagem para idosos é considerada uma boa terapia ocupacional, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças, como a depressão.
A grande quantidade de pneus descartados de forma inadequada tem motivado algumas pessoas a proporem outras medidas que minimizem os impactos que causam ao meio ambiente.
Os pneus são muitas vezes descartados em rios, córregos, lixões, ruas ou ainda em terrenos baldios ou quintais, causando a proliferação de insetos que transmitem doenças, como exemplo a dengue.
Com a ideia de reutilizar estes pneus e sem gerar muito custo, a SADS, por meio do Centro Dia Irmã Dilma, está remodelando o ambiente da unidade com o jardim alternativo, pois além de evitar problemas ambientais, é uma forma de incentivar os idosos a cultivar, resgatando o contato com a natureza.
Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, esta atividade também auxilia no combate ao sedentarismo e na diminuição de dores na coluna. “O objetivo deste projeto é deixar a unidade com mais vida, promover a interação dos idosos com o meio ambiente e a própria educação ambiental”.
Segundo Maurício Mesquita, idoso que frequenta o Centro Dia, “esta atividade traz bem estar, além de estar ajudando a tirar esses pneus do meio ambiente”.
A coordenadora do Centro Dia Irmã Dilma, Isabela Gomes, enfatiza a importância de colocar os idosos sempre a par dessas questões relativas ao meio ambiente, à saúde e à prevenção. E afirma que “além de melhorar muito a autoestima deles, o fato de se sentirem capaz de realizar um jardim, mesmo com todas as limitações que muitos apresentam, deixam os idosos maravilhados, além de deixar a unidade mais bonita”.