Prefeitura gasta mais de meio milhão com publicidade
A Prefeitura de Marília registra dificuldades nas contas de despesas e receitas, com queda na arrecadação. Este é o resultado que foi apresentado pelos secretários municipais, Sérgio Moretti – da Fazenda, e Rodrigo Zotti – de Economia e Planejamento, durante audiência pública na Câmara Municipal, na manhã de ontem (dia 30).
Os dois secretários foram sabatinados pelos vereadores sobre a prestação de contas do município. Até o dia 31 de agosto, as receitas do ano foram de R$ 373.443.003,86 e as despesas de R$ 361.925.645,91.
”As nossas receitas vêm diminuindo mês a mês, principalmente pela queda no repasse de convênios como o FPM (Fundo de Participação de Municípios), o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – além de outras transferências vinculadas à União.”, comentou Sérgio Moretti, secretário municipal da Fazenda.
Segundo o secretário da Economia e Planejamento, Rodrigo Zotti, outro fato importante é o controle de gastos com pessoal. “Hoje, os nossos gastos com a folha de pagamento já estão abaixo de 54% – o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando assumimos este índice era de 60%, mas ainda queremos que ele fique no limite prudencial de 51,3%. A pedido do prefeito Vinicius, vamos promover novos ajustes para alcançar esta meta”, enfatizou Zotti.
Um fato que chamou a atenção foi o enorme gasto com publicidade. Em apenas quatro meses foram mais de 600 mil reais.
Veja as principais fontes dos recursos da Prefeitura. (dados do segundo quadrimestre de 2014)
- IPTU – R$ 7.880.327,07
- ITBI – R$ 3.771.941,49
- ISSQN – R$ 16.705.820,83
- Repasses e transferências dos governos federal e estadual – R$ 102.351.128,39.
- CIP (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública) – R$ 1.392.171,56.
Principais despesas:
- Pagamento de aluguéis – R$ 1.593.158,20
- Quitação de parcelas da dívida com o Ipremm – R$ 3.039.211,17
- Publicidade – R$ 641.236,14
- Transbordo do lixo domiciliar – R$ 1.352.991,85