Prefeitura firma parceria para preservar nascentes em Nóbrega
A Prefeitura de Marília firmou parceria com o ativista ambiental Carlos Eduardo dos Santos, morador no distrito de Padre Nóbrega, para execução de ações de recuperação e preservação de nascentes localizada no Jardim Montana 2.
O objetivo é proteger as nascentes existentes e recuperar suas matas ciliares, atualmente degradadas pelas queimadas urbanas e animais de grandes portes, que invadem a área para pastagem e estão causando o assoreamento do olho d’água.
Segundo o ativista Carlos Eduardo dos Santos, popularmente conhecido como Coelho, este é apenas o primeiro passo a ser dado para melhorias ambientais em Padre Nóbrega:
“Iniciaremos com a preservação e recuperação destas nascentes no Jardim Montana 2, porém temos em andamento projetos de reflorestamentos para atração da avifauna silvestre e melhorias na qualidade do ar, educação ambiental, sustentabilidade, hortas comunitárias e trabalhos sociais, que beneficiarão os moradores do Jardim Montana, Jardim Maracá e todo o entorno do distrito Padre Nóbrega, além daqueles que desejarem visitar o espaço. Desenvolveremos projetos ambientais que promoverão a sustentabilidade, incentivando a reciclagem dos resíduos sólidos, a coleta de óleo de cozinha, a compostagem, a captação de água de chuva, além de desenvolver o projeto de aquaponia e trilhas ecológicas. Enfim, serão diversos projetos que visam melhorar o meio ambiente local, e buscamos com essa ideia, incentivar outros marilienses a desenvolver projetos semelhantes em suas regiões”, disse o ativista.
O coordenador operacional do projeto, Anilton Santos Rodrigues, destaca a importância das ações desenvolvidas pelo ativista ambiental: “Quando o Carlos Eduardo nos procurou, vimos nele o potencial para executar as ações propostas. Trata-se de um projeto gigantesco, envolvendo diversas ações ambientais, mas tudo se encontra devidamente organizado e projetado, com cronograma a ser cumprido e metas preestabelecidas. Além disso, diversos parceiros técnicos ofereceram-se para colaborar. A administração acredita neste projeto, e, juntos, estamos iniciando esta parceria que fará de uma área ociosa, vítima de queimadas urbanas e nascente sob risco de assoreamento, um grande modelo de sustentabilidade e preservação ambiental em nosso município. O projeto foi encaminhado para supervisão do Gestor Ambiental e Interlocutor do Programa Município Verde Azul, Cassiano Rodrigues Leite, e este enviará à São Paulo os relatórios técnicos para conhecimento da Secretaria do Meio Ambiente Estadual. Acreditamos que Marília será referência em sustentabilidade em poucos anos, uma vez que já lidera o ranking sobre município sustentável do Programa Município Verde Azul”, afirmou o coordenador.
Informações e sugestões sobre projetos ambientais e preservacionistas poderão ser obtidas pelo telefone 3408-6700.