Prefeitura faz enquete sobre reabertura do comércio
Em sua página oficial na rede social Facebook, a Prefeitura de Marília abriu na tarde desta sexta-feira (26) uma enquete para questionar se os internautas são a favor ou contra a abertura do comércio. Nas primeiras duas horas a publicação recebeu 3,2 mil votos
Na noite de quarta-feira (24) uma decisão do ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), implicou na volta de Marília para a “fase 1 – vermelha”, a mais rígida do Plano São Paulo.
Em tal classificação só podem funcionar fisicamente os serviços essenciais. A administração municipal informou que não foi notificada até o momento e por isso ainda não acatou a medida.
A previsão é que a enquete colete opiniões por pelo menos seis dias, encerrando na próxima quinta-feira (2), quando termina também o período de apuração de dados para a reclassificação das regiões pelo Estado prevista para acontecer às sextas-feiras.
Entenda
Embora não tenha valor científico – representando o real desejo dos moradores, por falta de uma metodologia que considere todos os segmentos populacionais – esse tipo de pesquisa demostra a preocupação da administração municipal com a opinião pública.
Em ano eleitoral, com provável mudança de calendário, mas confirmação do pleito para 2020, as decisões administrativas – mesmo durante a pandemia – não desconsideram o contexto político, que vai incluir a gestão da crise pelos prefeitos do país.
Nos pronunciamentos, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) tem reforçado que as decisões de Marília têm respaldo técnico, por meio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, também formado por representantes do setor empresarial.