Prefeitura estuda instalar grades em fonte para evitar banhos de mendigos
A presença de pessoas em situação de rua na praça Maria Izabel tem chamado a atenção de quem passa pelo Centro de Marília, principalmente pelo uso irregular da fonte luminosa, que tem sido constantemente utilizada para banhos. Um novo flagrante foi feito neste domingo (14) e a Prefeitura de Marília estuda a possibilidade de instalação de grades para impedir o acesso.
O Marília Notícia recebeu imagens de um homem que aparentemente dá um mergulho na fonte, batendo os braços para nadar pelo local. Logo em seguida ele se levanta e continua o banho improvisado no Centro de Marília. Esse tipo de cena tem se tornado cada vez mais comum e já provocou mudanças em outra praça.
No Jardim Continental, zona sul, que também conta com uma fonte, a Prefeitura de Marília precisou instalar uma grade para evitar o acesso irregular. Já existe um estudo para que a medida também seja adotada na fonte que funciona ao lado da Catedral São Bento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, os andarilhos são orientados pela abordagem social a não utilizarem a fonte para banho, pois existem serviços de acolhimento disponíveis, tanto no Centro Pop quanto na Casa Cidadã.
“A fonte é imprópria para isso e, se insistirem, poderão responder ao crime de dano ao patrimônio público. Caso a situação continue ou se agrave, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a Prefeitura de Marília estuda a instalação de grades, a exemplo das que foram instaladas no entorno da fonte do Jardim Continental. As grades não alterariam o efeito paisagístico da fonte, contudo garantiria que situações assim não voltassem a acontecer”, afirma nota divulgada pela Prefeitura.