Prefeitura envia educadores físicos de Marília para treinamento
A Prefeitura de Marília foi representada durante o “VI Treinamento de Interlocutores Municipais do Programa Agita São Paulo”, promovido em Águas de São Pedro, entre os dias 29 e 31 de julho. O encontro capacitou profissionais e discutiu novas abordagens para promoção de atividades físicas à população.
Três educadores físicos do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasf) e uma Agente Comunitária de Saúde participaram do encontro. São profissionais que atuam ativamente nas unidades e que reúnem moradores, semanalmente, para exercícios.
O grupo assistiu palestras sobre hipertensão, osteoartrite, obesidade em crianças e adultos, entre outros temas. Teve ainda aulas práticas de dança nas modalidades circular, sênior e salão; aulas de flexibilidade, alongamento e equilíbrio com abordagem específica para o idoso; instruções de ginástica de força muscular e hidroginástica.
No total, o treinamento envolveu mais de 480 profissionais de 270 cidades do Estado de São Paulo. Marília esteve presente com Aline Cardoso de Almeida, Mara Débora Marques, Mayara Martins Pazinato e Wagner Henrique Alves.
A palestra de abertura foi proferida pelo conceituado pesquisador Victor Keihan Rodrigues Matsudo, livre-docente em Medicina e especialista em Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e em Medicina Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP).
Sobre o Agita
O Programa Agita São Paulo é uma iniciativa governamental criada há 22 anos, viabilizada por meio do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).
Os esforços para “agitar a população” como estratégia de saúde partiram do cenário verificado na década de 90, após estudos apontarem alto índice de inatividade física na população, particularmente entre grupos de menor renda e grau de instrução.
Atualmente, o “sistema Agita” já conta com ações em diferentes focos, como o Agita Galera, Agita Idoso, Agita Mundo e os desdobramentos locais, como por exemplo, o Agita Marília, que já começou a ser planejado pelos interlocutores para 2020.
O programa tem trabalhado o tema “Atividade Física é saúde: Acumule pelo menos 30 minutos todos os dias”, visando romper o sedentarismo. A estratégia é lembrar que “todo passo conta” e acabar com o pretexto mais comum, ou seja, a falta de tempo.