Prefeitura entrega obras da praça e melhorias em Dirceu
A Prefeitura de Marília entregou à população na manhã do último sábado (20) as obras da praça, estrutura de convivência e melhorias no distrito de Dirceu.
O evento reuniu a comunidade na praça e contou com as presenças de autoridades, além de familiares do produtor rural e incentivador do esporte amador José Lopes, homenageado ao dar nome à praça, participaram da solenidade.
Foram momentos de emoção na presença das filhas Jacira, Senhorinha e Ivanete; a sobrinha Neusa e o neto Andrei, entre outros familiares. Os pastores Davi Félix e Paulo Roberto, da Igreja Assembleia de Deus, e o Irmão da Igreja Católica João Maria ministraram bênçãos à comunidade.
Em sua saudação aos presentes, o prefeito Daniel reforçou o compromisso de entregar serviços públicos. “A praça, com essa revitalização e o quiosque que foi construído, é apenas uma parte das melhorias, que incluem abertura de rua e recuperação de estradas. E isso não vai parar. É só o começo”, garantiu.
INTERVENÇÕES
As obras incluem a urbanização da praça “José Lopes”, espaço que foi instituído em lei municipal há quase 15 anos, mas que não possuía nenhum equipamento de lazer. Realizou também a construção de um quiosque, denominado “Tomás Antônio Gonzaga”, em homenagem ao poeta e jurista luso-brasileiro, autor do poema “Marília de Dirceu”, sua obra máxima, que inspirou os pioneiros marilienses.
A Prefeitura também promoveu a reforma de um coreto na praça “José Lopes” e apoiou a reforma da igreja Santa Isabel, um dos patrimônios da comunidade. Além disso, fez a abertura da rua Cincinato Braga, construiu e reformou pontes e promoveu a manutenção periódica das estradas.
Com cerca de 1,5 mil moradores, Dirceu é referência para pelo menos oito bairros rurais no entorno. São aproximadamente 55 residências. O distrito conta com unidade de saúde, casa comercial e igrejas de diferentes denominações, incluindo a igreja católica Santa Isabel.
Fundado em 1926, antes da emancipação político administrativa de Marília, o distrito preserva tradições. É formado, principalmente, por famílias que sobrevivem da agricultura familiar, tendo como destaques a produção de hortifrútis, criação de gado e suínos.