Prefeitura e Unimar preparam unidade modelo Saúde-Escola no Maracá
Uma unidade no modelo Saúde-Escola será instalada no bairro Jardim Maracá, como resultado de uma parceira entre a Prefeitura de Marília e a Unimar (Universidade de Marília).
A previsão é que a unidade comece a funcionar até setembro, com serviços médicos, de enfermagem e agentes de saúde. Para a secretária Kátia Ferraz Santana, a medida trará alívio à população, prejudicada com a falta de planejamento no passado recente.
SOLUÇÃO INTELIGENTE
Instalação da Unidade Saúde-Escola tem o apoio da Construtora Pacaembu, que cedeu as instalações do antigo escritório. A Secretaria Municipal da Saúde fez reforma e adequações. A Universidade de Marília vai participar com profissionais.
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, comemorou a adesão ao projeto elaborado pela pasta e destacou a importância das parcerias. Ela explica que o modelo de atuação está sendo definido em parceria com a Unimar.
“Temos um parceira forte com as faculdades de Medicina, Enfermagem e outras áreas profissionais da Saúde. Apresentamos a proposta da nova unidade às instituições e tivemos a adesão da Unimar. Todos ganham quando colocamos ensino e serviço no mesmo espaço, com o objetivo de promover conhecimento e assistência”, disse.
PARCERIA APROVADA
A iniciativa conta com envolvimento do Comap (Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa) e foi autorizada pela Câmara Municipal, através de projeto do Executivo aprovado na Casa.
Esta não será a única unidade de saúde do bairro. A USF Maracá Porte III, que está sendo construída, tem estrutura para três equipes (atendimento a até 10,5 mil pessoas). A previsão de inauguração é para 2019.
Além desta, a região contará com outra unidade que também está em construção (em fase avançada de obras). O prédio está sendo feito pelo Grupo Pacaembu e será entregue à Prefeitura de Marília ainda esse ano.
TEORIA E PRÁTICA
Atualmente a Secretaria Municipal da Saúde mantém uma rede que gera oportunidade de conhecimento, apoio e prática para alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em áreas diversas da saúde. No total, cerca de 650 estudantes estão envolvidos, sendo quase 600 universitários.
Os interlocutores, na linha de frente do trabalho, são o Nepem e o Comap, ambos setores internos da Secretaria. Farto material de pesquisa, dados do perfil da atenção e do público atendido, práticas e assistência junto à população estão entre os resultados.
Atualmente, por meio das parcerias, nesta via de mão dupla trafegam alunos de diferentes níveis de ensino superior da Famema, Unimar e Unesp, além de estudantes do ensino técnico das escolas Ana Nery, Antônio Devisate e Senac. São vários programas, do estágio técnico à Residência Multiprofissional.