Prefeitura e PM articulam ações para abordagem humanizada à população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Marília e o Comando da Terceira Companhia da Polícia Militar realizaram, no dia 24, uma reunião para definir ações conjuntas voltadas à população em situação de rua.
O encontro teve como foco a integração dos serviços de atendimento social com o trabalho da Polícia Militar, com ênfase em abordagens mais humanizadas e na manutenção da ordem pública.
Participaram da reunião a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, e profissionais da pasta, além da capitão Fernanda Pavão Camilo, comandante da Terceira Companhia da PM.
A articulação busca fortalecer os serviços do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), responsáveis pelo atendimento direto a pessoas em situação de rua.
Segundo a secretária, a iniciativa busca respostas específicas para diferentes perfis encontrados nas ruas. “Nosso objetivo é traçar ações que sejam eficazes, eficientes e duradouras para as pessoas em situação de rua. Para cada grupo, a abordagem e as necessidades são diferentes, e poder contar com o apoio e parceria da Polícia Militar é um grande diferencial que contribui para alcançarmos sucesso nesta empreitada”, afirmou Hélide Parrera.
A capitão Fernanda Pavão Camilo, que desenvolve dissertação de mestrado sobre políticas públicas integradas voltadas a essa população, também destacou o interesse da corporação em contribuir com soluções conjuntas e sensíveis às realidades enfrentadas nas ruas.
