Prefeitura e Estado abrem inscrições para o Bolsa do Povo
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, abriu a partir desta terça-feira (25), até o próximo dia 7 de fevereiro, as inscrições para o Programa Bolsa do Povo Trabalho.
Para Marília serão abertas 100 vagas, distribuídas entre as secretarias municipais. Os selecionados iniciarão o trabalho no dia 3 de março de 2022.
O programa tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) lembra que a iniciativa é mais uma oportunidade para as pessoas mais necessitadas. “O programa Bolsa Trabalho é exclusivo para as pessoas que estão mais precisando e vai oferecer 100 vagas para Marília em diversas áreas. Aqueles que estiverem dentro das condições exigidas pelo programa devem fazer suas inscrições até o dia 7 de fevereiro, sendo que o início do trabalho será dia 3 de março.”
Para fazer as inscrições, os bolsistas terão que acessar o sistema do Bolsa do Povo no site www.bolsadopovo.sp.gov.br, através do LoginSP, efetuar o Login com o CPF e senha. Caso não tenha cadastro, deve fazer o cadastro.
Caso o cadastro apresente divergências, a pessoa pode ir até o Poupatempo. “Lembrando que o Poupatempo não faz o cadastro no sistema do Bolsa do Povo, somente atualizam as informações do LoginSP, para que o cidadão possa efetuar seu cadastro no programa”, afirma o Executivo em nota.
As condições para o cadastro no programa são:
- situação de desemprego, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente;
- residência no Estado de São Paulo, pelo período de dois anos;
- renda per capita familiar de até meio salário;
- alistamento de apenas um beneficiário, por núcleo familiar;
- ser maior que 18 anos.
Há ainda os seguintes critérios de prioridade:
- mulheres arrimo de família;
- maiores encargos familiares;
- maior tempo de desemprego;
- maior idade.
Os documentos exigidos para confirmação do cadastro são:
1) RG, conferir se seu nome no RG está correto, e se o RG está com a emissão de no máximo dez anos;
2) Consulte seu CPF no site https://servicos.receita.
3) Caso esteja com o cadastro único desatualizado procure o Cras para atualizar o cadastro único;
4) Caso não tenha carteira de trabalho ou tenha perdido deverá baixar o aplicativo da Carteira Digital e efetuar o cadastro.
Os bolsistas da primeira turma do Bolsa Trabalho também podem fazer a inscrição para essa nova turma.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento, pelo telefone 0800 7979 800.