MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qui. 21 nov. 2024
DEGRADAÇÃO

Prefeitura de Vera Cruz anuncia demolição do barracão da Fepasa perto da linha férrea

Atual administração municipal precisou mover uma ação na Justiça Federal para resolver o imbróglio.
por Gustavo César
Barracão está abandonado desde 2009, quando a linha férrea foi desativada (Foto: Assessoria/Prefeitura de Vera Cruz)

A Prefeitura de Vera Cruz informou que vai demolir o barracão da extinta Fepasa, uma estrutura abandonada perto da linha férrea da cidade. Empresa estatal paulista era responsável pelo transporte ferroviário de cargas e passageiros.

“A estrutura, que há anos representava um grave risco à saúde pública e à segurança da comunidade, será removida após uma ação determinada da atual administração”, confirma a assessoria da Prefeitura.

Conforme o procurador jurídico do Município, Fábio Cassaro, a demolição vem sendo tratada desde o começo do ano. “No dia 20 de fevereiro, ingressamos com uma ação na Justiça Federal. No entanto, o prefeito Rodolfo Davoli (Republicanos) já vinha lutando desde 2021, enviando ofícios para obter autorização, mas sem retorno. Foi necessário recorrer à Justiça e, durante esse tempo, realizamos tratativas com a União, que representa o imóvel, para verificar se havia interesse cultural ou histórico. Diante da negativa, nos comprometemos a demolir a estrutura com recursos próprios e dar a destinação adequada aos resíduos”, explica.

Prédio estava sendo invadido por usuários de droga (Foto: Assessoria/Prefeitura de Vera Cruz)

A degradação do barracão estaria se agravando devido à proliferação de animais peçonhentos e ocupação irregular por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. “Após diversas diligências e vistorias técnicas realizadas pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi confirmado que o imóvel, além de estar em ruínas, não possuía valor histórico ou cultural”, complementa o procurador.

Segundo Cassaro, a Justiça autorizou a demolição, viabilizando uma ação que por anos teria sido negligenciada por administrações anteriores. “Essa conquista reflete o compromisso da gestão do prefeito Davoli. Enquanto outras gestões ignoraram a gravidade do problema, a atual administração mostrou que, com determinação e responsabilidade, é possível transformar desafios históricos em avanços concretos para a cidade”, conclui.

O Marília Notícia apurou que o trem de passageiros da Fepasa, prefixo PP1, trafegava pela Alta Paulista no trecho entre Jafa e Vera Cruz, em 1991. Desde a desativação da linha férrea, em 2009, o barracão está sem uso. A data da demolição ainda não foi definida.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 2
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 3
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 4
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos

Escolhas do editor

ÓBITO
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressãoIdoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
ALFABETIZA JUNTOS SP
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no SarespMarília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
RECICLAGEM
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagemMarília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Últimas notícias

Justiça condena acusado de roubo de malote em ação violenta contra posto na zona norte
Notificação por risco de deslizamento gera revolta entre moradores
RIC entra no acordo e Justiça redefine decisão sobre Ribeirão dos Índios
Dupla é presa por tráfico e associação ao crime em ponto conhecido do Azaleias

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie