Prefeitura de Pompeia reduz em 81% os casos de dengue

Cidade está fazendo prevenção contra a doença (Foto: Divulgação)
Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) reduziu em 81% o número de casos de dengue este ano.
Os dados se referem ao período de 1º de janeiro a 24 de março de 2021, em comparação com mesmo período de 2020.
Este ano foram registrados 33 casos de dengue. São 145 a menos em relação ao mesmo período do ano anterior, quando eram 178 confirmações da doença.
Até o momento, no total, são 58 notificações, sendo 13 descartadas e 12 que continuam em investigação.
A queda é atribuída ao trabalho intenso realizado pelos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e agentes sanitários do município.
João Marcelo Destro “Shell”, diretor da Vigilância Sanitária, explica que as ações que estão sendo realizadas envolvem, principalmente, a visita casa a casa, para eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, o bloqueio em quadras onde exista algum munícipe positivo para a doença, e o serviço de nebulização costal, por meio do qual os agentes pulverizam as ruas e domicílios das áreas notificadas pelas unidades de saúde para bloquear e combater a proliferação do mosquito.
“É preciso que a comunidade entenda que cada um tem que ser responsável pelo seu quintal. O poder público não está medindo esforços no enfrentamento ao mosquito, mas necessita do envolvimento e da colaboração de todos nessa luta que deve ser diária”, frisou o diretor.
Vale ressaltar que a nebulização é apenas um reforço aos trabalhos executados de forma ininterrupta pela Vigilância Sanitária e que a medida só alcançará os efeitos esperados se a população continuar eliminando dos quintais de casa objetos que acumulam água e que possam servir de criadouros.