Prefeitura paga R$ 6,1 mil em fantasia de mascote
A Prefeitura de Marília pagou R$ 6,1 mil pela produção de uma fantasia para um projeto social vinculado à obra do esgoto. É o que revelou levantamento feito pelo Marília Notícia, em despesas de publicidade do município. O pagamento teve a intermediação de agência.
Conforme mostrou o MN, a gestão Daniel Alonso já gastou R$ 5.995.254,45 com emissoras de televisão, rádios, sites, jornais e também para confecção de faixas, banners e outros serviços classificados como publicitários.
O valor pago pela fantasia do mascote, mediante a Nota Fiscal 2325 no dia 12 de maio deste ano, é referente a “prestação de serviço de mídia, em produção de conteúdo para o Trabalho Técnico Social”, previsto em Termo de Compromisso assinado com a Caixa Econômica Federal.
Pelo contrato com a instituição de crédito, a Prefeitura de Marília ficou obrigada a desenvolver um projeto social de educação ambiental, para orientar a população, por exemplo, a utilizar adequadamente o sistema de tratamento de esgoto que a cidade está implementando.
Uma das ações foi o concurso que escolheu o símbolo da campanha, através da participação de alunos da rede estadual. O mascote “Limpinho” foi escolhido em março do ano passado e foi exibido em desfile no aniversário da cidade.
A despesa com a produção da fantasia, porém, foi paga mais de um ano depois. O contribuinte desembolsou R$ 5,5 mil pela produção da fantasia e mais R$ 611,10 referente a prestação de serviço sobre a produção, pagos à agência que mediou a contratação.
Apesar do elevado valor, a despesa foi feita dentro da legislação. A agência House Criativa, de Bauru, foi contratada em 2018 para fazer a publicidade e propaganda institucional da Prefeitura de Marília.
O contrato foi assinado inicialmente no valor de R$ 2,5 milhões, com vigência entre abril de 2018 e abril de 2019. Em janeiro do ano passado, recebeu um aditivo e ficou R$ 625 mil mais caro, passando a prever despesa de até R$ 3.125.000, pelo mesmo prazo de 12 meses.
Já em maio do ano passado, a Prefeitura publicou o temo de rerratificação, um aditivo que prorrogou o contrato por mais um ano. A Prefeitura já gastou próximo do teto estabelecido nos contratos com a House Criativa.