Prefeitura de Marília faz alerta para a economia de água e dá dicas de consumo consciente
A Prefeitura de Marília alerta que a cidade está passando por um período de estiagem, assim como todo o Estado de São Paulo, e recomenda atitudes essenciais para evitar o desperdício. Isso se deve, principalmente, em razão da ausência ou baixa presença das chuvas, que não acontecem há mais de 100 dias, além dos roubos de fiação recorrentes, estes que param o sistema de abastecimento, bem como das oscilações de energia, que resultam na queima das bombas de água.
A Agência Nacional de Águas (ANA) declarou, no fim do ano passado, que grandes bacias com potencial hidrelétrico no Brasil viviam “situação crítica de escassez de recursos hídricos”. Desde então, o cenário só piorou. Trata-se da maior seca no Brasil em quase um século.
Um dos fatores centrais que impactam neste cenário é a falta de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A situação brasileira aponta para um futuro de dificuldades no abastecimento de água em todo o mundo.
Por isso, há a necessidade de que toda a população esteja unida para que a água seja poupada ao máximo, principalmente durante esse período. Ou seja, os moradores precisam consumir a oferta de água disponível de forma consciente.
Confira 10 dicas para um consumo de água sem desperdícios:
1 – Sabia que, ao escovar os dentes com a torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos? Por isso, a mantenha fechada não só durante a escovação, mas também, ao fazer a barba.
2 – Feche o registro do chuveiro enquanto se ensaboa durante o banho (isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano). Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo. Além disso, evite as duchas de alta pressão: elas são inimigas do consumo consciente de água, pois têm uma vazão grande – de 20l a 30l por minuto.
3 – Organize sua louça antes de fazer a lavagem. Uma dica é utilizar uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira. Depois disso, lave e enxágue tudo de uma única vez.
4 – Use a máquina de lavar roupas somente quando estiverem cheias, pois isso evita o desperdício. Além disso, várias peças, como casacos e calças jeans, podem ser utilizadas mais de uma vez antes de precisarem passar por uma lavagem.
5 – Adote dispositivos que ajudem na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios.
6 – Evite regar as plantas em horários de forte exposição solar. Molhar o gramado ou o jardim antes das 10h e após as 19h previne o excesso de evaporação. Também é recomendado evitar o uso de mangueiras. Utilize um balde com água e um pano para limpar o carro.
7 – Utilize uma vassoura para varrer o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.
8 – Permaneça sempre alerta aos eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
9 – Reutilize as águas da máquina de lavar roupas para limpar áreas externas. O reúso de água é uma excelente forma de economizar água.
10 – Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente e incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso!
Solicita-se, portanto, o uso racional de água de todos os moradores de Marília, uma vez que flagras constantes de moradores desperdiçando água com lavagem de calçadas, garagens e veículos estão ocorrendo. Economize água e garanta um futuro mais sustentável!
SERVIÇO
O canal de comunicação para dúvidas e informações do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) é o 0800 770 3533, o telefone (14) 3402.1900 e o WhatsApp (14) 98107.6522 [clique aqui para iniciar uma conversa].