Prefeitura de Marília fará bloqueio contra a dengue no Marajó e Firenze no sábado
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Marília mantém alerta contra a dengue no município. Na primeira semana epidemiológica de 2025, correspondente ao período de 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, o município de Marília registrou 26 casos de dengue, conforme dados extraídos do sistema Sinan, em 6 de janeiro de 2025. Não houve registros de óbitos relacionados à doença.
As confirmações foram reportadas por diversas unidades de saúde do município, incluindo UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e hospitais. O monitoramento e a notificação ativa desempenharam papel fundamental para a rápida identificação dos casos.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a necessidade de medidas preventivas pela população, como evitar o acúmulo de água parada, realizar a limpeza de quintais e colaborar com as equipes de controle de endemias.
Com o verão e as chuvas frequentes, os cuidados devem ser intensificados para evitar novos surtos. A Secretaria também disponibiliza orientações nas unidades de saúde para esclarecimento e apoio à população.
Nebulização no Aniz Badra
Embora a previsão seja terminar o serviço de nebulização com bomba costal no bairro Aniz Badra, até a próxima segunda-feira (13), o trabalho tem sido intensificado para finalizar antes.
“Na quarta-feira (8) fizemos cinco quarteirões, e nesta quinta (9) mais sete. Faltam oito quadras para encerrarmos a aplicação de inseticida contra a dengue na região do Aniz Badra, na zona norte. Nosso cronograma está adiantado em relação à previsão inicial”, explicou a enfermeira da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.
Além dessa ação específica, continua em toda a cidade o trabalho de bloqueio de controle de criadouros com remoção de possíveis criadouros e tratamento com larvicida em locais onde não é possível retirá-los.
Ações continuam no sábado
No próximo sábado (11), no período da manhã, um total de 20 servidores da Secretaria de Saúde de Marília realizam ação de bloqueio de controle de criadouros nas áreas abrangidas pelo Jardim Marajó, na zona sul, e pelo jardim Firenze, na zona oeste.
Para ter sucesso, o trabalho precisa da colaboração da população, permitindo a entrada dos agentes da saúde para verificação do imóvel. Já nas áreas públicas, a secretaria municipal de Serviços Urbanos tem feito uma força-tarefa de limpeza por toda a cidade.
Denúncias
Para denúncias de criadouros de dengue, o contato deve ser feito pela Ouvidoria, inclusive com envio de fotos e vídeos. O contato pode ser feito presencialmente, na rua Quatro de Abril, 41, das 8h às 17h; pelo telefone 0800-776-6111; pelo WhatsApp: (14) 3402-6000 – Opção 10; ou pelo e-mail ouvidoria@marilia.sp.gov.br.