Prefeitura de Marília amplia cercamento e plantio para preservar áreas públicas

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, está reforçando ações de revitalização em áreas públicas com foco no cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As intervenções incluem limpeza, plantio de mudas nativas, tratos culturais e, como novidade, o cercamento completo das áreas para garantir a preservação e evitar a degradação ambiental.
Uma das áreas já beneficiadas está localizada na avenida José da Silva Nogueira Júnior, no Jardim Califórnia, onde aproximadamente 450 metros foram cercados. Outra intervenção está em andamento na avenida Yasaburo Sasazaki, na zona norte da cidade.
De acordo com Rodrigo Más, secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, as medidas visam aumentar a eficácia das ações ambientais. “A Secretaria está realizando todos os tratos culturais necessários nessas áreas, o que inclui roçagem, controle de formigas, adubação e outras ações que garantem a saúde e o desenvolvimento das espécies nativas. Além disso, estamos fazendo o cercamento e o plantio de novas mudas, promovendo a recuperação ambiental completa desses espaços”, explicou.
As áreas também estão recebendo monitoramento semanal para coibir o descarte irregular de lixo, a soltura de animais e o vandalismo. “Quem for flagrado colocando animais nessas áreas será autuado. A Polícia Ambiental será acionada, os animais serão apreendidos e os responsáveis responderão por crime ambiental. Estamos fiscalizando de forma rigorosa para preservar essas áreas e cumprir as exigências dos TACs”, afirmou Más.
O secretário adjunto fez ainda um apelo à população para que denuncie práticas irregulares. “Contamos com o engajamento da comunidade para denunciar quem descarta lixo, coloca animais ou ateia fogo nessas áreas. A formação de áreas verdes melhora a paisagem, valoriza o bairro e contribui com a qualidade de vida de todos”, ressaltou.
As denúncias podem ser feitas à Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos pelo telefone (14) 3401-2000.