MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 01 set. 2017

Prefeitura de Jericoacoara vai cobrar imposto de turistas

por Agência Estado

Turista vai pagar R$ 5 por cada dia de permanência em Jericoacoara. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura do município cearense de Jijoca de Jericoacoara decretou uma taxa sobre os turistas que resolverem visitar a cidade. A medida entra em vigor no próximo dia 21 de setembro, e o imposto será de R$ 5 para cada dia de permanência no local. Os moradores de Jericoacoara estão isentos da cobrança

A medida é similar à que já funciona na ilha de Fernando de Noronha (PE). Assim como a ilha pernambucana, a Vila de Jericoacoara é uma área de preservação ambiental e necessita de dinheiro para as ações de preservação.

O decreto nº 044/2017, sancionado pelo prefeito Lindbergh Martins (SD), instituiu a “Taxa de Turismo Sustentável”. A cobrança será feita na entrada da Vila de Jericoacoara, onde o turista deve apresentar os documentos para se cadastrar e fazer o pagamento equivalente aos dias de permanência. No momento do check-in no estabelecimento hoteleiro, o visitante deve apresentar o comprovante de pagamento.

Caso a permanência ultrapasse a quantidade de dias informados, uma nova taxa deve ser gerada declarando o período excedente. Além dos moradores de Jericoacoara, estão isentos de pagar o imposto deficientes físicos, crianças de até 12 anos e idosos acima de 60 anos.

O valor arrecadado será dividido entre a União, o governo do Estado do Ceará, a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Camocim, cidade a 53 km de Jericoacoara, e servirá para a manutenção do município, com serviços de limpeza nas ruas, saúde e segurança.

A praia de Jericoacoara é um dos principais pontos turísticos do Ceará, e a taxação gerou polêmica nas redes sociais. O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que gere as unidades de conservação do País, se declarou favorável ao decreto. Em nota, o órgão afirmou que “devido à influência do Aeroporto Regional de Jericoacoara, deverá melhorar o sistema administrativo do parque”. O aeroporto foi inaugurado em junho deste ano.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem reage a assalto e fica ferido no pescoço durante roubo na zona sul
  • 2
    Professor é preso após invadir contramão e provocar acidente alcoolizado
  • 3
    Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
  • 4
    Motorista é preso após ameaçar matar esposa com caco de vidro

Escolhas do editor

CIDADE
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre NóbregaLicitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
CONDOMÍNIOS
História de superação traz a Marília administradora criada em BotucatuHistória de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
História de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregularCâmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em MaríliaMega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília

Últimas notícias

Apesar de derrota, MAC depende de si para garantir vice-liderança no campeonato
Bolsonaro apresenta melhora clínica, mas segue internado em UTI
Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda-feira
Mercado financeiro estima redução da Selic em 0,25 ponto esta semana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie