Prefeitura de Garça confirma dois suspeitos de coronavírus
A Prefeitura de Garça (distante 34,8 quilômetros de Marília) confirmou a existência de duas pessoas na cidade com suspeita de estarem contaminadas com o novo coronavírus. Ambas chegaram do exterior há poucos dias.
O dois garcenses foram atendidos na rede municipal de saúde nesta sexta-feira (28) apresentando sinais e sintomas de alerta como febre, tosse, falta de ar e cansaço.
O primeiro caso suspeito é de uma mulher de 66 anos que viajou para a Itália no dia 22 de janeiro e visitou as cidades de Roma, Bérgamo, Zógno e Milão.
Ela chegou de volta ao Brasil no dia 29 de janeiro. Seus sinais e sintomas começaram no dia 8 de fevereiro com febre, tosse e falta de ar.
O segundo caso suspeito é um homem de 21 anos de idade que também viajou para a Itália no dia 22 de dezembro de 2019.
Ele permaneceu naquele país por quase 60 dias nas cidades de Pádua e Veneza. Na volta, fez conexão em Roma, na Itália, e Lisboa, em Portugal, chegando em território brasileiro no dia 21 de fevereiro. Logo na chegada já apresentava febre e tosse.
Protocolo
“Ambos foram avaliados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Garça de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, e toda a equipe que estava trabalhando naquele momento cumpriu todas as determinações do protocolo”, afirma nota oficial do município.
“A GVE – Gerência de Vigilância Epidemiológica – da Regional de Saúde IX de Marília foi acionada e prontamente cumpriu o protocolo no contato e tomada de decisão frente à Secretaria Estadual de Saúde”, completa o informe.
De acordo com a Prefeitura, as amostras biológicas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, de onde se aguarda o resultado das análises.
“Frente à esta situação, os dois garcenses foram notificados como casos suspeitos de COVID-19 e estão isolados. O homem em isolamento domiciliar e a mulher está sob observação em quarto de isolamento no HSL – Hospital São Lucas, devido a outras comorbidades prévias”, completa a nota.
Ambos estão sendo assistidos diariamente pelas equipes do HSL e vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.