Prefeitura de Garça busca reforço dos servidores para combater a dengue
Durante todo o mês de outubro, a Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) está visitando todos os departamentos da Prefeitura para orientar o funcionalismo público sobre a situação da dengue no município e buscar reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito e os servidores podem colaborar orientando os munícipes sobre a importância de não acumular água parada em recipientes que servem de criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, bebedouros de animais e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
O município registrou 584 casos positivos de dengue no primeiro semestre deste ano. Diferente de anos anteriores, no mês de julho também houve notificações e cinco pessoas contraíram a doença.
O Índice de Breteau (valor numérico adotado no Brasil, que define a quantidade de insetos a cada 100 imóveis), realizado no mês de julho, foi de 0,41. Ou seja, a cada 100 imóveis, foram encontradas larvas do mosquito em quatro deles. A situação ainda está sob controle do município, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Porém, os indicativos preocupam as autoridades de saúde de Garça, porque o ovo do mosquito pode sobreviver por um ano, até encontrar as melhores condições para se desenvolver e o período de chuvas ainda não começou, por isso, a importância de manter a higiene e evitar água parada todos os dias.
O principal criadouro detectado nesses últimos três Índices de Breteau, realizados em janeiro, maio e julho deste ano, foi uma surpresa.
Diferente de anos anteriores, onde os maiores criadouros eram vasos de plantas, pneus e outros materiais inservíveis, hoje são os bebedouros de animais domésticos que mais concentram ovos do Aedes aegypti. São recipientes que estão na visão das pessoas e que são abastecidos de água todos os dias.