Produtores locais recebem certificado do SIM
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criou recentemente o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que tem por objetivo garantir a qualidade dos produtos para o consumidor.
Nesta quinta-feira (18) foram entregues mais cinco certificados a produtores que já conseguiram o selo de qualidade, assinado pelo médico veterinário Fábio Tadeu Soares Saraiva. As empresas Manteigas Brasileiríssima, Delícias do Sítio, Ovos Queiroz e Supermercado Confiança (Esmeralda e Aquarius) agora têm a garantia do SIM.
De acordo com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, trata-se de uma mudança que repercute significamente na área de saúde pública e segurança alimentar e mostra também que a Administração está procurando implantar novidades e inovações no setor.
O SIM, segundo a pasta, é mais uma dessas transformações positivas e tem como objetivo gerar empreendedorismo, recursos e renda, além de valorizar o homem do campo e a produção de Marília e região. O serviço é a garantia da qualidade dos produtos para o consumidor. Além desse, outros projetos de incentivo ao produtor rural estão em implantação, como a reativação da patrulha agrícola — prestação de serviços ao micro, pequeno e médio produtor, com serviços de conservação de solo e educação ambiental.
Hoje, o município tem por volta de 4.700 propriedades, destas 700 propriedades são ativas. O SIM traz a certificação da qualidade do que é produzido por estas famílias, tanto no que diz respeito às frutas, hortaliças e verduras, mas também aquilo que é manipulado, como por exemplo doces caseiros, geleias e outros produtos. Com isso, a Administração cria mecanismos e ferramentas para facilitar a vida do produtor rural, principalmente o da agricultura familiar. A certificação é o primeiro passo para que este produtor possa valorizar as transações comerciais de seus produtos.
A criação do SIM e outras políticas de incentivo também tem apoio do legislativo, pois segundo representantes da casa, valoriza os produtores rurais e a agricultura familiar, além de proporcionar oportunidades de inovação para o segmento no município.