Prefeitura terá drone para identificação de criadouros do aedes aegypti em Marília
A Prefeitura de Marília contratou por R$ 140 mil uma empresa especializada em serviços com drone para mapeamento e identificação de possíveis criadouros de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o equipamento sobrevoará principalmente as áreas que apresentam maior número de notificações e confirmações de novos casos de dengue, que são diagnosticados por meio de exame de sangue nas unidades de saúde.
“Quando descoberto os focos, através das imagens captadas pelo drone, o responsável pelo imóvel será notificado para regularizar o local. Este serviço está em fase de contratação e estará disponível para os técnicos da Saúde de Marília muito em breve”, informa a assessoria do Poder Executivo.
Segundo a administração municipal, a Prefeitura segue ampliando o número de bairros atendidos com a nebulização contra a dengue e passará a contar com duas frentes de serviço utilizando equipamento acoplado a veículo – conhecido pela sigla NAV.
“Nesta quarta-feira (3), o bairro Alto Cafezal, na região central, começa a receber o produto contra o mosquito Aedes aegypti às 19h30. O início estava programado para esta terça-feira (2), mas precisou ser adiado diante da chuva desta segunda-feira (1º), que causou a reprogramação de todo o serviço”, comunica.
A área do Alto Cafezal tem aproximadamente um quilômetro quadrado e fica compreendida entre a avenida Santo Antônio e as ruas Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, Nove de Julho e dos Crisântemos. Já as outras áreas estão sendo avaliadas junto à Secretaria Estadual da Saúde, órgão que controla e fornece ao município o produto para a nebulização.
“A outra NAV está passando por bairros da zona norte. São três áreas nomeadas com as cores: Verde – Parque das Nações; Vermelho – Jardim Sancho Floro da Costa, Jardim Liliana, Jardim Renata e Jardim Santa Antonieta; e Azul – Parque Residencial Julieta. Cada área receberá a nebulização uma vez por semana nesta sequência: verde, vermelho e azul”, pontua.
Ainda conforme a assessoria, o serviço nas escolas é realizado com bomba costal, das 17h às 21h, para que não ocorra prejuízos às aulas, considerando que não pode haver pessoas no prédio no momento da aplicação do produto.
“Unidades de ensino municipais, estaduais e até particulares em Marília receberão a aplicação. As escolas que têm horário de aula no período noturno receberão o serviço aos sábados. Mais de 30 escolas já foram nebulizadas até o momento”, conclui a assessoria.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!