Prefeitura cogita proibição da venda de bebida para gestantes
Representantes do Rotary Club de Marília Coroados participaram de uma reunião com o prefeito Vinicius Camarinha sobre a campanha de prevenção sobre a Síndrome Alcoólica Fetal.
“Nossa preocupação é com a nova geração e queremos com a campanha orientar as mães para o risco que a ingestão de bebidas alcoólicas traz para os bebês. Apresentamos ao prefeito Vinicius Camarinha a necessidade da proibição da venda de bebidas para as gestantes e ele prontamente entendeu e nos informou que enviará um projeto à Câmara Municipal nesse sentido. Avaliamos como positiva a audiência com o prefeito”, disse a presidente do clube, Regina Mara Silva Carchedi
“Recebemos a ideia e cumprimentamos o Rotary Club pela preocupação. Existem diversos dados que comprovam o risco para os bebês, doenças, síndromes que poderiam ser evitadas caso as mães não tivessem bebido durante a gestação. A Prefeitura será parceira nessa discussão, vamos buscar a conscientização das gestantes, de seus familiares e dos comerciantes, afinal, a preocupação é válida e fundamental para a saúde da população”, destacou o prefeito.
Especialistas indicam que não existem níveis tolerados para o consumo de bebida alcoólica durante o período de gestação, principalmente, nos primeiros três meses. O álcool tem passagem livre pela placenta e o bebê, ainda em formação, metaboliza duas vezes mais lentamente a substância que o fígado da sua mãe. Consequentemente, a bebida alcoólica permanece por mais tempo no organismo da criança.