Prefeitura capacita 90 profissionais da educação sobre a obra do esgoto

Evento foi realizado no Senac e os docentes foram divididos em três turmas (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu entre os dias 15 e 17 de julho, um curso de capacitação para 90 profissionais da educação, sendo 30 coordenadores e 60 professores, que receberam todas as informações sobre a obra de tratamento do esgoto, que está praticamente concluída nas bacias do Pombo e do Barbosa.
O evento foi realizado nas instalações do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), sendo que os profissionais da educação foram divididos em três turmas.
“Com esse treinamento, os docentes estão aptos a desenvolver um projeto de meio ambiente com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, que será acompanhado por um profissional da área de projetos do Senac para a realização da Feira Escolar Ambiental”, afirmou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi.
Durante o curso, foram apresentados o objetivo, o cronograma, as datas das visitas de acompanhamento dos projetos e a previsão de realização das feiras.
“Esses atores sociais serão responsáveis nas escolas municipais por disseminar os benefícios do tratamento do esgoto para a saúde e qualidade de vida da população, planejando, fomentando e identificando os desafios socioambientais locais, por meio da participação coletiva, a fim de contribuir com o bem-estar social na realidade local”, disse a secretária.
Serão realizadas reuniões para análise de cenários, a fim de estimular o envolvimento de alunos e comunidade local na busca de soluções pertinentes ao seu contexto.
O curso de capacitação teve como conteúdo desenvolvido os seguintes itens: alinhamento e esclarecimento do cronograma: projetos, visitas, feiras e palestras; apresentação da ferramenta “5W2H”, como norteadora no desenvolvimento dos projetos a serem apresentados; reflexões sobre a destinação do lixo; relação do ser humano com a natureza e o meio ambiente, estágios históricos, estágios de desenvolvimento das políticas ambientais; histórico e conceito de desenvolvimento sustentável, seus aspectos econômico, social e ambiental; exibição de trecho do documentário “A Corporação”, para análise da sustentabilidade em uma empresa; sendo encerrado com uma roda de conversa entre os profissionais.

Turmas participaram de capacitação de 20 horas (Foto: Divulgação)
Visitas
Ficaram definidas também as datas das visitas de acompanhamento do Projeto Socioambiental pelo técnico do Senac, junto com os professores e coordenadores capacitados, na obra da ETE (Estação de Tratamento do Esgoto). Veja as datas e as escolas:
Dias 12 de agosto e 5 de setembro – Emef “Professora Edméa Braz Rojo Sola”, Emef “Professor Amaury Pacheco” – Escola de Tempo Integral, Emef “Professor Antônio Ribeiro” e Emef “Professora Myrthes Pupo Negreiros”.
13 de agosto e 6 de setembro – Emef “Professor Nelson Gabaldi” – Escola de Tempo Integral, Emef “Professora Geralda Cesar Vilardi”, Emefei “Chico Xavier” e Emef “Professor Célio Corradi” – Escola de Tempo Integral.
14 de agosto e 9 de setembro – Emef “Nivando Mariano dos Santos”, Emef “Professor Antônio Moral” e Emef “Professor Paulo Reglus Neves Freire” – Escola de Tempo Integral.
15 de agosto e 10 de setembro – Emef “Professora Reny Pereira Cordeiro”, Emef “Professora Nicácia Garcia Gil” – Escola de Tempo Integral, Emef “Professor Américo Capelozza” e Emef “Professora Cecília Alves Guelpa” – Escola de Tempo Integral.
16 de agosto e 11 de setembro – Emef “Roberto Caetano Cimino”, Emef “Professor Isaltino de Campos”, Emef “Professor Olímpio Cruz” e Emef “Governador Mário Covas”.
Feiras Ambientais
O cronograma das Feiras Ambientais das Emefs de Marília também ficou acertado da seguinte forma:
Dia 13 de setembro (sexta-feira) – Emef “Professor Antônio Ribeiro” das 10h às 12h; e Emef “Professora Edméa Braz Rojo Sola” das 15h30 às 17h30.
Dia 14 de setembro (sábado) – Emef “Professora Reny Pereira Cordeiro” das 10h às 12h; e Emef “Nivando Mariano dos Santos” das 13h30 às 15h30.
Dia 20 de setembro (sexta-feira) – Emef “Governador Mário Covas” das 10h às 12h; e Emef “Professor Amaury Pacheco” das 14h às 16h.
Dia 21 de setembro (sábado) – Emef “Professora Myrthes Pupo Negreiros” das 10h às 12h; e Emef “Roberto Caetano Cimino” e das 13h30 às 15h30.
27/09/2019 (sexta-feira) – Emef “Professora Cecília Alves Guelpa” das 14h às 16h.
28/09/2019 (sábado) – Emef “Professor Isaltino de Campos” das 10h às 12h; e Emef “Professor Célio Corradi” das 13h30 às 15h30.
Dia 4 de outubro (sexta-feira) – Emef “Professor Antônio Moral” das 10h às 12h; e Emef “Professor Nelson Gabaldi” das 14h às 16h.
Dia 5 de outubro (sábado) – Emef “Professor Américo Capelozza” das 10h às 12h; e Emef “Professor Olímpio Cruz” das 13h30 às 15h30.
Dia 18 de outubro (sexta-feira) – Emef “Professora Nicácia Garcia Gil” das 10h às 12h; e Emef “Professor Paulo Reglus Neves Freire” das 14h às 16h.
Dia 19 de outubro (sábado) – Emef “Professora Geralda Cesar Vilardi” das 10h às 12h; e Emef “Chico Xavier” das 13h30 às 15h30.
Feira Ambiental Municipal
E no dia 30 de novembro, no ginásio Neuza Galetti, será realizada a Feira Ambiental Municipal, que reunirá as 18 Emefs, faculdades, universidades, ONGs relacionadas ao meio ambiente, empresas, etc.