Prefeitura cancela desfile de 7 de setembro por economia
A Prefeitura de Marília anunciou nesta semana o cancelamento pelo segundo ano seguido do tradicional desfile de 7 de setembro, feriado que comemora a independência do Brasil. O motivo é contenção de despesas.
Assim como no ano passado será realizado apenas um ato cívico, mas a data marcada é dia 3 de setembro. A cerimônia acontece às 8h em frente ao Paço Municipal.
Em 2017 o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, declarou que o desfile foi cancelado com objetivo de ser dada prioridade à manutenção dos programas permanentes da secretaria, como o Teatro da Cidade, o Coral Municipal, a Banda Marcial e o apoio ao Projeto Guri.
A arrecadação das prefeituras sempre é mais fraca no segundo semestre. No ano passado, isso chegou a ser utilizado como justificativa para o cancelamento do desfile.
A situação financeira do município preocupa, pois nos primeiros quatro meses do ano as receitas da administração ficaram abaixo do esperado.
A situação motivou a emissão de alerta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o que foi assunto de matéria publicada pelo Marília Notícia. De acordo com o órgão fiscalizador, o orçamento pode ter sido mal planejado.
O município pretende reforçar o caixa com um projeto de perdão de parte dos juros e multas e parcelamento de débitos tributários.