Marília avança plantios com gestão participativa
Através de projetos como “Minha Cidade é Verde”, “Nascentes”, “Minha Escola é Verde” e plantios temáticos com “Bosque dos Ipês Amarelos”, “Bosque dos Pássaros” e “Bosque das Flores”, além daqueles que recuperam áreas degradadas, como o “Doce Futuro”, “Plantas e Peixes” e “Sangue Bom”, Marília avança na arborização de áreas ociosas, envolvendo a população através da gestão participativa e replicando a educação ambiental.
Segundo o chefe do Meio Ambiente e interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Cassiano Rodrigues Leite, considerando apenas as ações realizadas pelo PMVA, durante o período de 21 de setembro de 2021 a 21 de setembro de 2022, Marília recebeu o plantio de 9.568 espécies de mudas nativas.
“Foram plantadas neste período de apenas um ano, mais de 9.500 mudas de árvores nativas de espécies variadas, apenas em ações coordenadas pelo Programa Município VerdeAzul em várias regiões da cidade, recuperando áreas degradadas e preservando nascentes. Este trabalho desenvolvido pelo PMVA tem por objetivo envolver a população de todos os bairros, desde as crianças em idade escolar a moradores próximos às áreas que estão recebendo ações ambientais, onde, além de participarem do plantio, realizam os cuidados posteriores com irrigação e preservação do local, evitando descartes de lixo e queimadas. Este trabalho é contínuo e sempre procuramos novas áreas e interessados para aumentarmos a arborização e, consequentemente, a qualidade do ar em nosso município”, diz.
Fernando Oliveira Paes, responsável pelo expediente da Secretaria do Meio Ambiente, destaca a importância da participação popular nas ações ambientais realizadas em Marília.
“As ações desenvolvidas pelo Programa Município VerdeAzul são contínuas, ou seja, estamos sempre ampliando os projetos de forma a aumentar a cobertura vegetal do município, envolvendo a população em todas as regiões da cidade. Assim, avançamos no objetivo de aumentar a arborização urbana em áreas carentes, propagando a educação ambiental sobe o tema através de ações práticas. Estas 9.568 árvores nativas plantadas estão georreferenciadas, ou seja, cadastradas por coordenadas geográficas, e são monitoradas pela equipe do Programa Município VerdeAzul, garantindo o crescimento sadio destas espécies. Ano a ano pretendemos avançar com ações semelhantes e convidamos a todos que desejarem participar destas melhorias ambientais a nos procurarem. Teremos o prazer em levar ações ambientais semelhantes a todos os bairros que desejarem participar destas melhorias em nossa cidade”, afirma Paes.
O Programa Município VerdeAzul é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, sob a coordenação do gestor ambiental Cassiano Rodrigues Leite, e tem como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanhan, e recebeu a Certificação Ambiental Estadual, ocupando a 31ª colocação no ranking paulista.