Prefeitura autoriza 600 exames de espirometria através do Zera Fila

A Prefeitura de Marília iniciou nesta terça-feira (3) um mutirão para realização de 600 exames de espirometria em cinco semanas. A ação integra o programa Zera Fila da Saúde, em parceria com o Programa Abraçar, do laboratório Boehringer, e será realizada no ambulatório de especialidades da UBS Nova Marília, na zona sul.
A espirometria é um exame que avalia a função pulmonar e é essencial para o diagnóstico e o acompanhamento de doenças como asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e fibrose pulmonar. Também é utilizada em avaliações pré-operatórias e no monitoramento de tratamentos.
A cerimônia de lançamento do mutirão contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), do vice-prefeito Rogerinho (PP), do presidente da Câmara, Danilo da Saúde (PSDB), da secretária de Saúde, Paloma Libanio, do secretário de Assuntos Estratégicos, Bruno Gaudêncio, e de representantes do laboratório parceiro.

A secretária de Saúde destacou que a iniciativa permitirá zerar a fila de espera para o exame na cidade. “É um exame essencial para diagnóstico precoce e acompanhamento das doenças respiratórias”, afirmou.
BALANÇO
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o programa Zera Fila autorizou de janeiro a maio:
- 3.383 cirurgias em diferentes especialidades;
- 12.272 sessões de hemodiálise;
- 6.018 sessões de quimioterapia;
- Mais de 35 mil exames em diversas áreas médicas.

Os investimentos no programa somam R$ 9 milhões, com recursos próprios e verbas parlamentares.
“Já autorizamos o agendamento de vários serviços, mas todas as especialidades serão atendidas. Estamos trabalhando para normalizar os atendimentos. A saúde é prioridade do nosso governo e por isso queremos cada vez mais trabalhar para o bem-estar da população. O governo que cuida das pessoas chegou”, conclui o prefeito Vinicius.