Prefeitura amplia estrutura ambiental em apoio ao Município VerdeAzul
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, amplia a estrutura que atende o Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo, que estabelece procedimentos operacionais e parâmetros de avaliação para Certificação Ambiental dos municípios participantes.
A iniciativa tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Os investimentos permitirão novas ações ambientais no município, atendendo as normas estabelecidas através das dez diretivas coordenadas pelo PMVA.
Leandro Silva Rodrigues, interlocutor do projeto, relata a importância dos investimentos realizados pela administração local.
“Destacam-se no PMVA os municípios onde gestores públicos preocupam-se com as questões ambientais, de forma ampla, que abordem todas as diretivas propostas pelo Programa. Em Marília, estamos promovendo a gestão ambiental de forma participativa, onde, através de ações propostas pela população, desenvolvemos projetos organizados pela Prefeitura”, explica.
Para Rodrigues, isso vem dando outra visão aos bairros da cidade, onde áreas abandonadas há anos, estão sendo limpas e recuperadas, e nascentes estão sendo protegidas.
“O tratamento de efluentes coloca Marília no seleto grupo de cidades que possuem 100% de esgoto coletado para tratamento nas três estações recém-inauguradas. Ações assim destacam Marília frente aos demais municípios, e agora caminhamos para ações pontuais, que mudarão a cidade bairro a bairro. Sabemos que é um caminho longo, devido ao número de áreas públicas a serem urbanizadas. Mas, com as condições necessárias e novas legislações que permitem o desenvolvimento de projetos sustentáveis com participação da sociedade, entraremos em uma nova fase ambiental, que promoverá grandes impactos positivos, melhorando a qualidade de vida da população, e refletindo no meio ambiente regional”, destaca o interlocutor.
Simone Brichi Parolim Macanhan, também interlocutora do Programa, pontua que o programa é composto por dez diretivas, que abordam temas variados, como Educação Ambiental, Tratamento de Esgoto, Arborização Urbana, Biodiversidade, Resíduos Sólidos Urbanos e outros.
“Para elaborar estes relatórios técnicos, envolvemos todas as secretarias e autarquias do município, desenvolvendo ações e colhendo documentações comprobatórias. Assim, os novos investimentos encaminhados pela administração nos permitem a locomoção e livre acesso, facilitando a elaboração dos relatórios que serão encaminhados para avaliação”, diz.
Simone lembra que nesta semana, por exemplo, o município conseguiu um automóvel utilitário, que permitirá a execução de ações requeridas pelo PMVA.
“É uma segunda motocicleta que ajudará no rápido direcionamento em busca de documentos e registros fotográficos. Em anos anteriores, por exemplo, o VerdeAzul era atendido por um único servidor, que projetava, executava e relatava todas as ações propostas nas dez diretivas. Atualmente, contamos com equipe técnica com 13 servidores envolvidos diretamente, e toda estrutura pública disponível para execução destas ações”, afirma Simone.
O Programa Município VerdeAzul é coordenado pelo gestor ambiental e chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, e tem como interlocutores, Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanhan.