Prefeitura adquire van para ampliar assistência no Caps
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entregou na última terça-feira (6) um novo veículo ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com-Viver, com a finalidade de transporte do domicílio até o serviço, bem como atividades externas dos pacientes.
A nova van que entrou em circulação irá substituir a perua antes utilizada para o transporte dos pacientes até o local onde está instalado o serviço, na avenida João Ramalho (zona sul). Com isso, o número de beneficiados poderá dobrar, já que a van conta com 14 lugares, totalizando quase 30 pacientes/dia.
Esse é o número de pacientes que dependem do transporte público, pois muitos não têm a disponibilidade da família, condições financeiras e físicas para chegar à unidade.
A assistente social Silvana Verza Garbelini, gerente do Caps, explica os benefícios dessa nova van, que além de ser um veículo 0 km, com mais conforto, melhora a acessibilidade.
“Esse investimento possibilita a oportunidade de passeios para a interação dos pacientes, pois a van não será utilizada apenas para o transporte de casa até o Caps. Vamos fazer um uso terapêutico, com os passeios”, destaca Silvana.
O objetivo do Caps, segundo ela, é realizar atividades que promovam a socialização, interação ainda maior na sociedade, com estímulo à participação e acesso aos recursos que a cidade oferece.
SERVIÇO
Em Marília, na área de saúde mental ambulatorial (sem internação), o município atua com dois serviços. A atenção à criança e adolescente é feita no meio do Caps-i (Infantil) Catavento. Já os adultos que apresentam transtornos mentais (exceto os relacionados a álcool e drogas) são atendidos no Com-viver. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.