Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

A Prefeitura de Marília abriu nesta sexta-feira (5) processo seletivo simplificado para contratar, por tempo determinado, 100 professores para a rede municipal de ensino, conforme edital nº 02/2025 publicado no Diário Oficial. Segundo a administração, as inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro, com prova marcada para 18 de janeiro de 2026.
De acordo com as secretarias municipais da Administração e da Educação, os profissionais atuarão nas áreas de atendimento especializado, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Física. A inscrição deve ser feita no site oficial da Prefeitura, pelo www1.marilia.sp.gov.br/processo-seletivo-educacao/.
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) afirmou que a contratação atende a demandas da rede. “Investir na Educação é uma prioridade do nosso governo. Foram mais de R$ 2 milhões para melhorar o cardápio da merenda, fizemos a aquisição de materiais escolares e uniformes para os nossos alunos. E com estas novas oportunidades de trabalho, esperamos eliminar a falta de docentes na rede municipal e melhorar ainda mais a qualidade do ensino que é ofertado para as nossas crianças”, declarou.

Conforme o edital, os contratos terão duração de um ano, sob regime CLT. A jornada semanal será de 30 horas para os cargos de professor de Emei, professor de Educação Especial e professor de Educação Física — com 20 horas de trabalho docente, duas de hora de estudo coletivo (HEC) e oito de estudo livre.
Para professor de Emef, a carga horária será de 36 horas — incluindo 23 horas de trabalho docente, uma de recuperação de conteúdos defasados (RCD), uma de hora de estudo individual (HEI), duas de HEC e nove de horas de estudo livre (HEL).
A secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, informou que o município planeja realizar um concurso público em 2026, mas destacou que o processo é demorado. “Os contratos temporários serão utilizados para suprir a demanda já a partir de fevereiro de 2026, e essa contratação não será interrompida com o concurso. O candidato poderá participar do concurso enquanto atua como temporário”, afirmou.
A pasta destacou ainda que a rede possui 64 escolas e apenas 39 professores especializados no atendimento a crianças com autismo e outras deficiências. “Com este processo seletivo, já queremos garantir um professor especializado por escola, algo inédito na rede municipal de ensino. Todas as nossas crianças terão acesso a este profissional. Além disso, vamos garantir também que todas as escolas de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental tenham o professor de Educação Física”, completou Frazon.
Informações completas estão no Diário Oficial desta sexta-feira. Dúvidas podem ser esclarecidas com a Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura, pelo telefone (14) 3402-6000.