Prefeitura abre edital para contratar serviço de atendimento automatizado pelo WhatsApp
A Prefeitura de Marília deve implantar, em breve, um serviço de automação de mensagens por meio do chamado “chatbot” no WhatsApp. A informação consta em publicação no Diário Oficial do Município de Marília (Domm) desta sexta-feira (30), porém, até o começo da tarde, o pregão ainda não havia sido disponibilizado no portal oficial.
O objetivo com a medida é de promover a gestão de filas de atendimento entre múltiplos operadores, além do recebimento de mensagens da administração pública através da plataforma virtual e sessões de atendimento.
A justificativa para abertura do edital se dá, de acordo com o documento, pela necessidade de aperfeiçoar e facilitar o suporte ao cidadão.
Diante da pandemia, o Executivo “disponibilizou diversos números de celular, ora integrados ao WhatsApp, a fim de promover o atendimento por diversas secretarias municipais e departamentos. Este recurso promoveu resultados positivos, porém, necessita de melhoria, de modo a agilizar as respostas aos munícipes com a descentralização, a fim de desafogar o atendimento”, cita o texto.
A publicação ainda informa que a ferramenta do “chatbot” agilizará todo o processo, dando opções de autoatendimento para a maioria das questões, “até que sua demanda chegue ao destino, caso não solucionada pelo autosserviço.”
Outros fatores listados como positivos são o maior controle da comunicação por meio de troca de mensagens, atendimento automatizado, atendimento humano, criação de protocolo, preservação do histórico da conversa, avaliação do atendimento e relatórios estatísticos.
No dia 14 de julho, será realizada a sessão de processamento do pregão na Secretaria de Suprimentos, que fica a avenida Santo Antônio, 2.377.