Prefeito vistoria obras do programa de Equoterapia da Polícia Militar
O prefeito Daniel Alonso vistoriou na última semana o programa de Equoterapia do 9º Batalhão da Polícia Militar de Marília. Acompanhado pelo vereador José Carlos Albuquerque, o chefe do Executivo foi conferir a obra de ampliação e reforma do local realizada pela Prefeitura de Marília. O comandante interino do 9º BPM, Major Mário Sérgio Nonato, e o comando da Polícia Militar recepcionaram o prefeito e o vereador.
A obra total compreende a construção de uma sala de atendimento/espera, dois sanitários (masculino/feminino) com acessibilidade e reforma de um muro que divide o local do Batalhão.
A Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) também realizou um recape no local que abriga os cavalos. Esse foi um pedido do Batalhão para que as pessoas que andam através de cadeira de rodas possam se locomover melhor até o local do projeto.
“Nós reivindicamos através da população essa obra e o prefeito Daniel Alonso imediatamente nos atendeu. Era um sonho do projeto a construção dessas salas e a reforma do local”, disse o vereador Albuquerque.
“Estamos muito felizes em poder ajudar um projeto tão nobre e conceituado como esse. É a nossa obrigação colaborar com a Polícia Militar que tanto nos ajuda no dia a dia. Sempre estaremos à disposição de todos para quando precisarem”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.
O PROJETO
O 9º Batalhão da Polícia Militar de Marília realiza desde 2001 um programa de Equoterapia dentro do próprio quartel e tem a participação de vários profissionais da Secretaria da Saúde e policiais voluntários.
O atendimento gratuito é realizado semanalmente. Participam deste projeto crianças com diagnóstico de autismo, síndrome de Down, bipolaridade ou paralisia cerebral.
O contato com os valores e o momento reproduzido em cada sessão da terapia mostra em diferentes estudos situações de conforto, relaxamento, alongamento para os pacientes.
“Já são 18 anos com esse projeto social que a Policia Militar realiza. Funcionando no quartel todas às sextas-feiras, das 8h às 17h, a Equoterapia é um trabalho que engloba todo tipo de diagnósticos e hoje trabalha com 24 praticantes”, disse a Capitão Vanessa Buoro Morilhe de Agostinho, comandante da Força Tática, integrante da Cavalaria da Polícia Militar.
“O retorno que temos das mães quando uma criança chega sem conseguir caminhar durante o tratamento, ao final dele essa criança ou pessoa consegue caminhar, isso é muito gratificante e enriquece nossa alma. Com essa ampliação conquistada junto ao Prefeito e ao Vereador poderemos dar mais conforto a essas pessoas que tanto precisam de nós”, disse Major Mário Sérgio Nonato.
A obra de ampliação realizada pela Prefeitura deve ficar pronta no início do próximo semestre. Mais informações sobre o programa de Equoterapia do 9º Batalhão da Polícia Militar de Marília podem ser obtidas pelo telefone (14) 3417-1555 (ramal da Cavalaria).