Prefeito se reúne com bispo para mais apoio ao imigrante
O prefeito Daniel Alonso (PSDB), acompanhado pelo vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL) e pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, se reuniu nesta terça-feira (16), na Cúria Diocesana, com o bispo de Marília, Luiz Antônio Cipolini.
O encontro teve como missão de união e acolhimento para o fortalecimento da rede de apoio aos imigrantes e refugiados de Marília.
Para Alonso, “temos compromisso com valorização do ser humano. Durante período da história, os imigrantes geralmente mudam de país para tentar uma vida melhor, como um novo trabalho. Hoje devido às crises econômicas, guerras e catástrofes naturais, verifica-se grande deslocamento de famílias em busca de ajuda humanitária, refugiados fogem de conflitos, e estão impossibilitados de retornar para a sua pátria”, constata.
Segundo o prefeito, a maior parte das pessoas acolhidas pelos serviços da Prefeitura de Marília são venezuelanos e colombianos. “Mas também há quem seja originário, por exemplo, dos países árabes, da Itália, EUA, Haiti, Peru, Chile, que estão no município em busca de oportunidades e recomeços. Nosso objetivo, com a bênção do bispo Dom Luiz, é a construção da rede de acolhimento para unir as famílias que aqui chegam com o sonho de uma vida próspera e digna em nossa cidade”, completa.
Conforme o secretário municipal de Direitos Humanos, tem aumentado a demanda de migrantes internacionais no no município, principalmente venezuelanos em situação de vulnerabilidade. “Portanto, buscamos acolhê-los de forma humanizada, buscando diálogo com a igreja Católica, que possui experiências através da pastoral e da Cáritas, em defesa dos direitos humanos”, afirma Damasceno.
Encontro marcou compromisso entre as instituições do Poder Público, com a Igreja Católica, para ser incluída na rede de apoio ao imigrante e refugiados através do Comitê Municipal em formação, que compõe universidades públicas e privadas, religiões, empresários e ONGs, que tem como a referência a Cáritas Diocesana, com sede em Marilia – fundada em 12 de novembro de 1956, sendo uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional.
A origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que possui programas de apoio aos refugiados no Brasil, nos municípios.
Em Marília, serviço estará sob nova coordenação, indicada pelo bispo Luiz Antônio Cipolini, que junto com a Secretaria de Direitos Humanos, atuará em parceria para atenção humanitária aos estrangeiros mais vulneráveis.
Também estiveram presentes representantes: árabes – Salwa Mohamad Khedher Alzand, Mustafa Elarbi Mohamed Elkekli, Balckis Ali Harari Omar; venezuelanas – Sahir Del Carmen Barreto Rodriguez, Carmen Deyanira Rodriguez Guzman; e a chefe de gabinete, Luciana Santos.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.