Prefeito recebe da Matra propostas levantadas na Plenária do Lixo
O prefeito Daniel Alonso recebeu na última semana o documento com o resumo das propostas levantadas na Plenária do Lixo 2019, realizada pela MATRA (Marília Transparente).
O evento foi realizado no dia 28 de agosto e foi de iniciativa da sociedade civil organizada em contribuir para que haja uma mudança na maneira como o município de Marília trata o lixo.
De acordo com a Matra, trata-se de um documento com todos os assuntos que foram abordados por especialistas na área durante o evento e também após, mediante reuniões para análise do conteúdo que foi apresentado, que resultaram em oito propostas objetivas da sociedade civil organizada – que esperamos ser cuidadosamente analisadas e implantadas o quanto antes.
“Essa é uma demonstração da maturidade de uma sociedade que consegue se organizar e pensar em soluções para uma cidade e desta forma distribuir a responsabilidade com o gestor público. Esse é o caminho e assim o prefeito não se sente sozinho, tem muita gente aqui pensando comigo, afirmou Daniel Alonso, que prometeu dar andamento às propostas apresentadas: “A gente vai avaliar esse documento com a equipe técnica e apresentar uma proposta de solução dentro de um cronograma que seja exequível de fato”, concluiu.
Além dos membros da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) participaram também do encontro o secretário municipal da Administração, Cássio Luiz Pinto Junior; e o assessor do vereador Cícero do Ceasa, Rafael Alves.
O presidente da Câmara Municipal, Marcos Santana Rezende, comprometeu-se a ajudar, no que couber ao Legislativo, para a implantação das propostas e cumprimentou os membros da sociedade civil organizada pela iniciativa.
“São temas extremamente importantes e nós estaremos aqui para cobrar o Executivo para que implemente políticas públicas nessa área, melhorando a qualidade de vida, a saúde das pessoas e a saúde financeira do Município também”, disse Marcos Rezende.
“A Matra, assim como as demais entidades envolvidas, só têm a agradecer a disponibilidade do prefeito Daniel Alonso em nos receber. Os problemas são de todo mundo, da cidade inteira e a população tem a obrigação de auxiliar da maneira correta, de modo que as coisas sejam feitas não para o agora, mas para sempre”, afirmou Hildebrando de Azevedo Souza, presidente da Matra.
PROPOSTAS
As propostas apresentadas são as seguintes:
(1) Implantação e revisão imediata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;
(2) Criação de Secretaria específica de Meio Ambiente, sob o comando de especialista da área;
(3) Implantação imediata da coleta seletiva em todo o Município, com o devido planejamento de como esse trabalho será executado e a destinação que será dada aos materiais recolhidos;
(4) Regularização de uma área para o descarte dos resíduos da construção civil, com as devidas tratativas com o segmento (“caçambeiros” e Associação da categoria), além dos grandes geradores deste tipo de material (como as construtoras), para processamento adequado por meio de usina de reciclagem da totalidade dos resíduos da construção civil produzidos no Município;
(5) Apoio ao Programa Estadual “Município Verde/Azul” em sua integralidade;
(6) Envio de Projeto de Lei pelo Executivo para o Legislativo que discipline a gestão dos resíduos de responsabilidade dos “grandes geradores”;
(7) Criação de um grupo de trabalho integrado pelo Poder Público e por membros da sociedade civil organizada para acompanhamento, apresentação de proposições e assessoramento da gestão dos resíduos e
(8) Elaboração urgente do Plano Municipal de Saneamento Básico, cujo prazo termina em 31 de dezembro de 2019 e, sem o qual, o Município ficará impedido de receber recursos da União.