Prefeito interino vence eleição suplementar em Guaiçara
Os eleitores de Guaiçara (distante 76 quilômetros de Marília) compareceram às urnas neste domingo (27) durante eleição suplementar. Com 88,91 % dos votos o eleito foi Bruno Floriano de Oliveira (DEM) , que vai comandar a cidade até o final do ano que vem.
5.552 eleitores votaram, destes 4.057 votos, foram para o candido do DEM. Sérgio Aparecido da Silva, o Sérgio da Aliança (PSB), obteve 506 votos (11,09%).
O candidato Antônio Paulino, conhecido como Tunico da Campo Belo (PSC), disputou a eleição suplementar com a candidatura na condição de “indeferida com recurso” e não teve seus votos divulgados.
O índice de abstenção foi de 33,49%, ou seja, 2.796 dos 8.348 eleitores aptos a votar não compareceram às urnas. Os votos brancos, nulos e anulados somaram 989.
A eleição suplementar se tornou necessária devido a cassação de Osvaldo Afonso Costa, o Vadinho (DEM), em junho, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir por unanimidade pela sua inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa.
A decisão atingiu também a vice-prefeita, Flávia Ramos Bittencourt Leão Cabral. Durante a campanha, apesar de ter o registro de candidatura concedido pelo juiz local, a situação de Vadinho foi revertida pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SP), que negou o registro com base na Lei da Ficha Limpa, por rejeição de contas públicas em virtude de ato doloso de improbidade administrativa, cometido durante o primeiro mandato de prefeito do recorrente.
O presidente da Câmara de Vereadores de Guaiçara, Bruno Floriano de Oliveira (DEM), foi empossado em 20 de agosto como o novo prefeito interino da cidade.