Prefeito Daniel faz apelo à população sobre o Carnaval
Em entrevista exclusiva ao Marília Notícia, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) fez um apelo para que a população fique em casa no Carnaval, que teve o feriado cancelado este ano por causa da Covid-19. “Não é hora de baixar a guarda”, afirmou o chefe do Executivo mariliense.
Originalmente o feriado de Carnaval previa pontos facultativos para 15 e 16 de fevereiro deste ano – segunda e terça-feira da semana que vem – além da quarta-feira de cinzas (17).
Aglomeração de pessoas está proibida pelo Plano São Paulo e em Marília festas e eventos clandestinos serão monitorados pelo Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar.
O prefeito relembrou a situação do Carnaval do ano passado, quando se acreditava que a “Covid era uma realidade de outros países, como China, Irã, Espanha”.
“A gente jamais imaginou que este vírus chegaria tão rápido aqui no Brasil e eu não tenho dúvidas de que chegou e disseminou no Carnaval do ano passado”, completou Daniel.
Ele também destacou o papel das festas de final de ano, um mês e meio atrás, que fizeram o sistema de saúde de Marília e região entrar em colapso e regredir temporariamente para a fase vermelha.
Com a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19, a situação regional tem melhorado e existe expectativa de um avanço para a fase amarela em breve. Aglomerações a esta altura poderiam colocar tudo a perder.
“Tem outro exemplo para a gente tirar a lição que são as férias e festas de final de ano, que proliferaram o vírus e aí a gente pagou um preço altíssimo, que morreu mais gente em janeiro do que quase todo o ano passado”, afirmou Daniel.
Mais precisamente, Marília fechou 2020 com 105 mortes confirmadas para Covid-19 e terminou janeiro com 168. O aumento foi de 63 casos em 31 dias, acréscimo equivalente a 60% do registrado até então.